O período de chuvas no município deve permanecer durante esta quinta-feira (10), sexta-feira (11) e também final de semana, com previsão estendida até o domingo, dia 20 de janeiro. Neste final de semana, o calor deve amenizar e a previsão é de tempo instável com pancadas de chuva, especialmente nos fins de tarde. Até às 16h desta quarta-feira (09), havia chovido 9 mm, com ventos que chegaram a até 68 km/h. Em Passo Fundo, os ventos derrubaram árvores e galhos em alguns pontos da cidade. Nas demais cidades da Região Sul, não houve registros de grandes estragos de acordo com a Defesa Civil. O vento Para esta quinta-feira (10), a mínima é de 20ºC e máxima de 28ºC. Já na sexta-feira (11) a mínima fica em torno de 20ºC e máxima de 27ºC. Apesar da trégua do calor e dos termômetros não ultrapassarem os 30ºC como ocorreu na semana passada, as manhãs continuam abafadas. O acumulado de chuva do mês de janeiro chegou aos 34 mm, da média esperada, que é 150 mm.
Estado
O boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, destaca que a associação de uma frente fria com uma baixa pressão gera instabilidades, que resultarão em chuvas fortes e temporais na metade Sul e Oeste do estado. Nas demais regiões, as chuvas ocorrem em forma de pancadas que podem vir com trovoadas e ventos com rajadas. A sensação é de abafamento ao longo dos dias.
Na quinta-feira (10), os ventos em altos níveis transportam umidade do interior do continente para o Sul do Brasil. Dessa forma, as chuvas permanecem no Rio Grande do Sul. Os acumulados mais expressivos novamente se concentram entre o Sul e o Oeste gaúcho. No restante do estado, o sol aparece intercalado com períodos de chuva e condições para temporais. As temperaturas continuam elevadas e a sensação de calor predomina.
Na sexta-feira (11), a frente fria se afasta, mas o tempo continua instável. O sol aparece durante o dia, enquanto no período da tarde, a chuva retorna em forma de pancadas pontuais e com bastante intensidade, acompanhada de descargas elétricas. Na metade Oeste, os volumes são mais expressivos e há condições para eventual queda de granizo. As temperaturas continuam elevadas.