Pancadas de chuva permanecem nesta quinta

Além da forte chuva que caiu na tarde de quarta-feira, os ventos chegaram a 68 km/h

Por
· 1 min de leitura
Na Rua João De Césaro, uma árvore caiu sobre dois carros, provocando danos materiaisNa Rua João De Césaro, uma árvore caiu sobre dois carros, provocando danos materiais
Na Rua João De Césaro, uma árvore caiu sobre dois carros, provocando danos materiais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O período de chuvas no município deve permanecer durante esta quinta-feira (10), sexta-feira (11) e também final de semana, com previsão estendida até o domingo, dia 20 de janeiro. Neste final de semana, o calor deve amenizar e a previsão é de tempo instável com pancadas de chuva, especialmente nos fins de tarde. Até às 16h desta quarta-feira (09), havia chovido 9 mm, com ventos que chegaram a até 68 km/h. Em Passo Fundo, os ventos derrubaram árvores e galhos em alguns pontos da cidade. Nas demais cidades da Região Sul, não houve registros de grandes estragos de acordo com a Defesa Civil. O vento Para esta quinta-feira (10), a mínima é de 20ºC e máxima de 28ºC. Já na sexta-feira (11) a mínima fica em torno de 20ºC e máxima de 27ºC. Apesar da trégua do calor e dos termômetros não ultrapassarem os 30ºC como ocorreu na semana passada, as manhãs continuam abafadas. O acumulado de chuva do mês de janeiro chegou aos 34 mm, da média esperada, que é 150 mm.

 

Estado
O boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, destaca que a associação de uma frente fria com uma baixa pressão gera instabilidades, que resultarão em chuvas fortes e temporais na metade Sul e Oeste do estado. Nas demais regiões, as chuvas ocorrem em forma de pancadas que podem vir com trovoadas e ventos com rajadas. A sensação é de abafamento ao longo dos dias.


Na quinta-feira (10), os ventos em altos níveis transportam umidade do interior do continente para o Sul do Brasil. Dessa forma, as chuvas permanecem no Rio Grande do Sul. Os acumulados mais expressivos novamente se concentram entre o Sul e o Oeste gaúcho. No restante do estado, o sol aparece intercalado com períodos de chuva e condições para temporais. As temperaturas continuam elevadas e a sensação de calor predomina.


Na sexta-feira (11), a frente fria se afasta, mas o tempo continua instável. O sol aparece durante o dia, enquanto no período da tarde, a chuva retorna em forma de pancadas pontuais e com bastante intensidade, acompanhada de descargas elétricas. Na metade Oeste, os volumes são mais expressivos e há condições para eventual queda de granizo. As temperaturas continuam elevadas.

Gostou? Compartilhe