Câmara prestigia inauguração da nova sede do CTG União Campeira

A cerimônia encerra um problema enfrentado na antiga sede, no bairro Santa Maria, interditada pelo Ministério Público por poluição sonora

Por
· 2 min de leitura
Cavalgada marcou a inauguração da nova sede do CTGCavalgada marcou a inauguração da nova sede do CTG
Cavalgada marcou a inauguração da nova sede do CTG
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma cavalgada marcou a inauguração da nova sede do CTG União Campeira de Passo Fundo, na manhã de sábado (4). A cerimônia encerra um problema enfrentado na antiga sede, no bairro Santa Maria, interditada pelo Ministério Público por poluição sonora. Os cavaleiros saíram do antigo prédio até a nova sede, a cerca de dois quilômetros de distância, no bairro São Luiz Gonzaga. O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rigon (PSDB), prestigiou a cerimônia, já o parlamentar Evandro Meireles (PTB) percorreu o trajeto a cavalo. Também participou do evento o vereador Ronaldo Rosa (SD).
 Proibido de realizar ensaios, eventos e shows há três anos, devido às denúncias de vizinhos por excesso de barulho e sem recursos para fazer as adequações necessárias, foi a permuta com uma construtora que viabilizou a obra. O novo local, com capacidade máxima para mil e duzentas pessoas, conta com isolamento acústico e atende todas as exigências legais para o pleno funcionamento da entidade. Nos testes, a acústica apontou 26 decibéis, número bem inferior aos 55 decibéis, limite máximo estipulado pelo Corpo de Bombeiros para aquela região.
“Estávamos numa situação que parecia sem saída. Não podíamos manter as nossas atividades para os associados e tínhamos que construir uma nova sede, até porque a nossa tinha mais de 50 anos e não atendia mais as necessidades. Então, era um sonho na cabeça e nenhum recurso financeiro. Surgiu a ideia da permuta e hoje estamos aqui olhando para o sonho que virou realidade”, declarou o patrão do CTG, André Ricardo Acco.
Em nome do Legislativo, Fernando Rigon falou sobre o pioneirismo da entidade em fazer uma permuta com uma construtora e ter hoje uma nova sede sem ter que arcar com os custos da obra, orçados em R$ 1,2 milhão. “Este é hoje o centro tradicionalista com uma das sedes mais modernas do Rio Grande do Sul e o Poder Legislativo sempre vai prestigiar e acompanhar os avanços da comunidade”, ressaltou o presidente.
Evandro Meireles, militante do meio tradicionalista, falou sobre o momento histórico para a comunidade do CTG e para a cidade de Passo Fundo. “Esta estrutura está respeitando todas as determinações legais e está pronta para receber os tradicionalistas do município e de toda a região”, acrescentou Meireles. Segundo a coordenadora da 7ª
A nova sede conta com um sistema de segurança que inclui câmeras e alarme. O prédio também tem acessibilidade para portadores de deficiência. A área externa tem amplo estacionamento e mata nativa que, de acordo com os projetos da entidade, deve ser preservada e desfrutada pelos associados com a colocação de mesas e churrasqueiras. O primeiro evento festivo no interior da sede será no dia 18 de maio, às 21h, com jantar e fandango animado pelo Grupo Rodeio.

Gostou? Compartilhe