Sol e temperaturas em declínio ao longo da semana

Há condições para chuvas pontuais e isoladas no Norte do estado, mas com acumulados menores

Por
· 2 min de leitura
De sexta (10) até a manhã de ontem, choveu 66 mmDe sexta (10) até a manhã de ontem, choveu 66 mm
De sexta (10) até a manhã de ontem, choveu 66 mm
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A semana começou gelada no município. A área de instabilidade, associada a alta umidade relativa do ar, que chegou na região ainda na sexta-feira (10) trouxe, além das temperaturas mais baixas, um acumulado de chuva de 66 mm até a manhã de ontem (13), somando apenas nestas duas primeiras semanas do mês de maio, 110 mm de chuva. Mas para quem prefere os dias mais claros, a boa notícia é que o sol deve aparecer nesta semana. Entre esta terça-feira (14) e a quinta-feira (16), o dia deve amanhecer com sol e com poucas nuvens no decorrer do dia. Já as temperaturas mínimas ficam entre 9ºC e 10ºC e as máximas, à tarde, entre 19ºC e 21ºC.  

 

Na sexta-feira (17), deve ocorrer uma pequena elevação da temperatura, com o aumento da nebulosidade - mínima de 12ºC e máxima de 24ºC. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, o acumulado de chuva previsto para este mês logo deve atingir a média, de 114 mm. Isto porque, na previsão estendida a chuva retorna já neste final de semana. “A previsão seria para domingo, mas pode se antecipar para o sábado”, ressalta. Não há previsão de frio intenso. O mês de maio está tendo um comportamento com mínimas dentro das características típicas. “Apesar disto, o que não houve nos 13 primeiros dias, foi dias de veranico de maio, mas tem o mês inteiro, vai acontecer mais na frente.”

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê que a temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial ainda caracteriza um El Niño fraco, o que indica que deve ocorrer chuva de dentro a até um pouco acima da média para o próximo trimestre - no caso entre os meses de maio, junho e julho. As temperaturas baixas, mas nada anormais, devem chegar a partir da segunda quinzena de maio. “Até porque no final de maio e início de junho se inicia a transição do outono para o inverno e é comum, principalmente no final de maio e início de junho, já ter deslocamento de massa de ar de origem polar, com temperaturas próximas de 0ºC, muitas vezes temperaturas mínimas negativas, com formação de geada”, acrescenta Sampaio.

 

Chuva no Estado

Os totais de chuva esperados par o Rio Grande do Sul deverão superar 100 mm na região Central, Missões e no Vale do Uruguai, e poderão alcançar 150 mm em algumas localidades. No restante do Estado, os valores previstos deverão oscilar entre 50 e 80 mm. Apenas no Extremo Sul os volumes deverão ser inferiores a 35 mm. Na terça (14) e quarta-feira (15), o ar seco se estabelecerá em todo o Estado e manterá as temperaturas amenas.

 

Veranico de maio

O veranico é um fenômeno meteorológico que consiste em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso, entre 25-35 graus centígrados, forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa ou em pleno inverno. Sua ocorrência dificulta a formação e desenvolvimento de nuvens. Quando ocorre após os primeiros dias invernais de abril, é chamado de veranico de maio. 

Gostou? Compartilhe