O boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) nesta segunda-feira (20/5) destaca que a presença de uma frente fria mantém a ocorrência de chuvas em forma de pancadas com trovoadas na fronteira com o Uruguai.
Nessa região, os ventos ganham força e as rajadas podem chegar a 50km/h. Ao longo do dia, a nebulosidade cresce pelo Estado e podem ocorrer chuvas isoladas. A temperatura segue elevada com sensação de abafamento.
Terça-feira (21)
As instabilidades são reforçadas por um novo sistema de baixa pressão e pelos ventos do norte em altitude. O tempo fica fechado em todo o Estado, com pancadas de chuva, trovoadas e ventos em forma de rajadas, especialmente na metade norte gaúcha. O abafamento diminui por conta da nebulosidade e da chuva.
Quarta-feira (22)
As instabilidades seguem atuando com chuva em todas as regiões. Porém, o volume mais expressivo se concentra entre o norte e o nordeste. As temperaturas diminuem por causa dos ventos que sopram do quadrante sul.
Quinta-feira (23)
A chuva volta a se espalhar pelo Estado podendo ser mais expressiva na metade sul e oeste. As temperaturas seguem amenas sem grandes oscilações.