A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realizou a ação Mês do Trabalho, na segunda-feira (20) em 43 Agências FGTAS/Sine no Estado. O evento envolve o oferecimento dos serviços de intermediação de mão de obra, entrevistas de emprego e atividades de orientação profissional. Em Passo Fundo, cerca de 250 pessoas compareceram na agência ontem para o encaminhamento de aproximadamente 80 vagas, seguro-desemprego e de carteira de trabalho. “Nós conseguimos encaminhar todos que vieram”, pontua Anomar Teixeira, auxiliar de serviços gerais da agência.
No Estado, havia 2.153 vagas de emprego cadastradas. Desse total, 61,6% das vagas não exigiam experiência. As ocupações com os maiores números de vagas são alimentador de linha de produção - 324 vagas, vendedor de comércio varejista - 86 vagas, motorista de caminhão - 80 vagas, embalador a mão - 66 vagas e servente de obras - 65 vagas. Com relação à escolaridade, 30,2% das vagas exigem Ensino Fundamental completo e 28,7%, Ensino Médio completo.
As Agências FGTAS/Sine com os maiores números de vagas abertas situam-se em Caxias do Sul - 120 vagas, Torres - 117 vagas, Santa Maria - 117 vagas, Carlos Barbosa - 103 vagas e Cachoeirinha - 99 vagas. No que tange ao setor econômico, 34,2% das vagas pertencem à indústria; 24,9%, aos serviços; 22%, ao comércio e 12,3%, à construção civil. Com relação aos salários, 50,2% das vagas variam de 1,5 a 2 salários mínimos; 24,1%, de 1 a 1,5; e 12%, de 2 a 3 salários. “As empresas querem pessoas qualificadas, primeiro e segundo grau completo, e a maioria das pessoas não tem. Esse é o maior problema. Mas nós encaminhamos bastante gente.”
Qualificação profissional
Na abertura do evento realizada na Agência FGTAS/Sine Centro de Porto Alegre, na manhã de ontem, a secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, destacou que as Agências FGTAS/Sine estão de portas abertas para auxiliar os trabalhadores na busca por uma oportunidade de trabalho e falou sobre a importância de investir em qualificação profissional. “O trabalho possibilita que sejamos donos das nossas vidas e possamos oferecer melhores condições para as nossas famílias. Desejo de coração que todos os trabalhadores consigam uma colocação no mercado de trabalho”, finalizou.