Campanha do Agasalho arrecada mais de 50 mil peças nos primeiros 12 dias

Lançada no início de maio, ação já recebeu número suficiente para iniciar a distribuição a prefeituras e entidades cadastradas

Por
· 1 min de leitura
Após triagem, doações são distribuídas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentesApós triagem, doações são distribuídas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes
Após triagem, doações são distribuídas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha do Agasalho 2019 contabiliza 55.689 peças de roupas e agasalhos doados nos primeiros 12 dias. De acordo com a Defesa Civil, assim que recebe as doações, começa o trabalho de triagem, contagem e separação das peças. Após, o material é embalado e fica pronto para distribuição.

 

Na triagem realizada pela equipe na Central de Doações, ainda há necessidade de reforço nas doações de peças infantis. Apenas 6.931 roupas infantis chegaram até a triagem. De acordo com a Defesa Civil, estão cadastradas para receber doações 103 instituições – entre prefeituras e entidades carentes.



A Campanha do Agasalho do Estado foi lançada em 9 de maio, cerca de um mês antes dos anos anteriores, para que seja possível fazer a distribuição de forma antecipada. A ideia é atender aos pedidos antes do frio chegar.



Coleta e distribuição

As doações são recebidas (confira a lista dos pontos de coleta abaixo) e passam por uma triagem rigorosa. Em seguida, são enviadas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes. Casas de passagem, ONGs, instituições religiosas, asilos e instituições que acolhem menores em situação de vulnerabilidade social também são contempladas.

 

Os municípios interessados em receber doações precisam manifestar interesse na Central de Doações da Defesa Civil, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. Conforme a demanda, as doações são organizadas e separadas para que municípios ou entidades assistenciais interessadas possam fazer a retirada.

 

Cerca de 100 municípios procuram a Central de Doações todos os anos. Embora a doação seja amplamente estimulada neste período, a central funciona o ano todo, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.



Onde doar?

 Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros
 Coordenadorias regionais da Defesa Civil em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo
 Supermercados Zaffari (36 pontos de coleta)
 Farmácias São João (270 pontos de coleta)
 Unidades do Sesc (66 pontos de coleta)

 

Os parceiros da Campanha do Agasalho 2019 são 99 Pop, Zaffari, Farmácias São João, Sesc, Sindilojas e Sindifisco.

Gostou? Compartilhe