Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação. O leite materno doado aumenta as chances das crianças prematuras se recuperarem mais rapidamente, além de protegê-las de infecções, diarreias e alergias. Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.
Como os estoques não são suficientes para atender a demanda, é necessário incentivar e estimular as doações. Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert ressalta a importância da doação, já que a necessidade de litros por dia aumentou. "Assim como uma mãe pode doar, ao mesmo tempo existe outra mãe que está necessitando da doação", afirma.
Em razão disso, na quinta-feira (16), a Brigada Militar deflagrou a terceira ação da Campanha Solidária apoiando a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, do Ministério da Saúde, que busca sensibilizar as mães que estão amamentando, os profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância dessa doação para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em unidades neonatais e não podem ser alimentadas diretamente nos seios de suas mães.
A iniciativa da BM busca incentivar as policiais militares da instituição que estão amamentando a fazerem a doação, além de disseminar informações sobre a importância da doação de leite a outras mães. O lançamento ocorreu no auditório Centro Histórico Cultural da Santa Casa, em Porto Alegre, e contou com a presença do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, de profissionais da saúde que atuam no Banco de Leite do Hospital da Santa Casa, além de policiais militares doadoras e profissionais dos bancos de leite parceiros da campanha.
Nutricionista da Santa Casa há 19 anos e supervisora do Banco de Leite Humano, Claudia Helena Abreu Nunes reforçou a importância do ato de doar. “A Brigada Militar está incentivando e estimulando a doação através do seu efetivo e divulgando para a comunidade, o que traz um grande benefício para os nossos bebês, que se beneficiam imensamente com o leite materno, o leite ideal e apropriado para o seu desenvolvimento saudável”, afirma.
Doação
A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite produz. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.