A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promove a 10ª edição da Semana do Ministério Público de Passo Fundo nos dias 7 e 8 de outubro, em parceria com o curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento conta com o apoio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e do Ministério Público do Estado (MPRS). Serão dois dias de palestras com o objetivo de discutir assuntos atuais e relevantes da área do Direito com os estudantes da região.
Na abertura do evento, dia 7, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, ministrará a palestra “O papel do Ministério Público no contexto atual da segurança pública”. Para o chefe da entidade, o evento é um espaço de diálogo com a sociedade em geral. “O Ministério Público possui uma atuação destacada e com perfil amplo no incremento e na fiscalização das políticas públicas necessárias a dignidade da pessoa humana, por isso acredito que o encontro com os alunos não é somente uma oportunidade para aqueles que estudam o Direito, que poderão entender melhor a instituição com o fim de um dia integrarem a instituição como membro ou servidor, mas também como cidadãos”, avalia.
Para o segundo dia de evento, está prevista a palestra “Ministério Público no combate ao crime organizado”, realizada pelo promotor de Justiça gaúcho e atual coordenador do Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Estado, Marcelo Tubino. De acordo com o promotor, a atividade será uma aula explanatória sobre as técnicas utilizadas pela entidade durante as investigações. “Serão abordados os modos de atuação do MP em casos concretos de efetividade na atuação”, adianta.
Semana do Ministério Público
Há 35 anos, a iniciativa permite que os estudantes de diversas instituições de ensino superior possam conhecer o trabalho do Ministério Público e o seu posicionamento com relação aos assuntos jurídicos, bem como saber mais sobre as carreiras possíveis dentro desta área de atuação.
Para o vice-presidente administrativo e financeiro da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, o debate com as universidades é de suma importância para o fortalecimento do trabalho do Ministério Público, considerando que posiciona a Instituição frente aos futuros colegas da profissão. “Este projeto funciona como uma plataforma de interação com o mundo acadêmico e mostra como pensa o MP e o peso do trabalho que realiza frente à sociedade”, pondera.