Dos 145,6 mil eleitores passo-fundenses que devem realizar o cadastramento biométrico nas duas Zonas Eleitorais (ZEs) do município - 33ª e 128ª - pouco mais de 52 mil eleitores (35,75%) estão com o procedimento em dia, ou seja, 93,5 mil ainda necessitam realizar a revisão biométrica.
Em Passo Fundo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) não especificou um prazo para que os eleitores realizassem a biometria, que deve ser concluída em todo o país até o ano de 2022. Contudo, conforme adverte a chefe do cartório, Sorreila L. Vivan, se a adesão seguir baixa, é possível que sejam estipulados prazos.
De acordo com o levantamento mensal de biometrias realizadas no Cartório de Passo Fundo, no mês de junho apenas 383 eleitores realizam a revisão, já no mês de julho houve um aumento significativo com cadastramento de 900 eleitores. No mês de agosto também houve um maior comparecimento - 1,4 mil eleitores, no mês passado o comparecimento diminuiu para 1,4 mil eleitores.
Agendamento pelo site
Com o objetivo de diminuir as filas e o tempo de espera do eleitor, a chefe do cartório explica que foi definida uma sistemática de agendamento pelo site do TRE/RS. “Percebemos que existia, nos horários de pico, uma grande concentração de eleitores para serem atendidos nas mais diversas demandas, agora com o site existe uma disponibilidade de vagas e o eleitor pode reservar a data e o horário antecipadamente de sua preferência, contudo, infelizmente o sistema não vem sendo utilizado como era previsto, explica Sorreila.
Elisandro Pinheiro Ferreira, 37 anos, realizou o seu agendamento biométrico, assim como de seus familiares pelo site do TRE/RS. “Aproveitamos a tarde de hoje (quinta-feira), para todos juntos, eu, minha mãe, irmão e cunhado fazer o cadastramento da digital, e estar tudo certo com a justiça eleitoral para as próximas eleições municipais, no ano que vem”, diz Elisandro.
Sorreila também sugere que o eleitor siga o exemplo de Elisandro e realize o seu cadastramento em data mais próxima possível antes das eleições. “Nossos cartórios têm estrutura pequena, então, é importante que o eleitor faça esse pré-agendamento que dinamiza o trabalho dos servidores e evita que ele aguarde o atendimento por muito tempo”.
O eleitor que não tem certeza se já realizou o cadastramento biométrico deve verificar no canto superior direito de seu título de eleitor. Para realizar o cadastramento biométrico é necessário levar documento de identificação original e comprovante de endereço.
Em Ernestina, Mato Castelhano, Coxilha e Pontão, municípios vinculados a 33ª e 128ª zonas eleitorais, o período para realização da biometria já foi encerrado.