Estoque de sangue tipo O positivo está em situação crítica

Por
· 1 min de leitura
Sangue do tipo O positivo é o mais requisitadoSangue do tipo O positivo é o mais requisitado
Sangue do tipo O positivo é o mais requisitado
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nas últimas duas semanas, o estoque de sangue no Hemopasso da cidade sofreu uma redução de 20%. Beirando o fim do estoque, o tipo sanguíneo O positivo é o que está em situação mais crítica. A pessoa com sangue O positivo recebe doação de pessoas com o mesmo tipo sanguíneio e também de O negativos. No entanto, ela pode dora para os tipos A, B, AB e O, todos positivos.

Responsável pela coordenação de captação de doadores, Alexandra Mazzoca, explica que o Centro conta com uma média de doadores que suprem a demanda, contudo, o último feriado contribuiu para a redução na doação. “Nossa preocupação atual é com o sangue O positivo, que por apresentar uma alta incidência na população, consequentemente é o tipo sanguíneo que mais sai, e por isso é o que mais precisa de doadores”.

Os demais grupos sanguíneos estão com o estoque desejado, contudo, o tipo A negativo está com o estoque baixo, mas não tão crítico. “Reforçamos que é necessário fortalecer as ações que estimulem a doação voluntária para o constante aumento do estoque dos demais grupos”, adverte a coordenadora.

Processo de doação e recomendações

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde são potenciais doadores pessoas com mais de 16 anos (até os 18 com autorização do responsável) e até 69 anos que pesam no mínimo 50 quilos (kg) e em bom estado de saúde.
Além disso, o Ministério sugere que o doador esteja descansado, e adverte que o mesmo, não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não esteja de jejum. Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
O processo de doação é dividido em etapas - primeiro o potencial doador realiza o seu cadastro junto ao Hemopasso, após realiza-se uma triagem hematológica, e triagem clínica por meio de entrevista, para posterior ingestão de um lanche, antes da coleta de sangue. O horário para doação de sangue do Hemopasso é de segunda a sexta, das 8h às 14h30min. Agendamento prévio de doação pode ser realizado pelo contato (54) 3311-1427.

 

Gostou? Compartilhe