Aplicativo e game incentivam a doação de sangue

Produtos digitais foram lançados no Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, e já estão disponíveis para a comunidade acessar

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Livro ?EURoeO superpoder real?EUR? inspirou criação de um gameLivro ?EURoeO superpoder real?EUR? inspirou criação de um game
Livro ?EURoeO superpoder real?EUR? inspirou criação de um game
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A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), lançou um aplicativo e um game para incentivar as pessoas a doarem sangue. 

Um dos produtos digitais é o aplicativo Chatbot, do Serviço de Hemoterapia. O projeto foi desenvolvido pelo acadêmico do curso de Ciência da Computação da UPF Mateus Klein Roman, como trabalho final de graduação. O aplicativo simula uma conversa humana e responde ao usuário as perguntas programadas mais frequentes em relação à doação de sangue. “São cerca de trinta perguntas elaboradas em conjunto com o Serviço de Hemoterapia do hospital. São perguntas como quem pode doar sangue, como doar, quais são as etapas, local e contatos do Serviço de Hemoterapia, por exemplo. Funciona pelo celular, via sistema Android e IOS”, explicou o acadêmico, que, como bolsista do Grupo de pesquisa SIN (Sistemas Interativos e de Informação) da UPF, já desenvolveu outros projetos na área da saúde envolvendo temas como pressão arterial e diabetes.

O aplicativo tem como objetivo facilitar o acesso à informação e incentivar à doação de sangue. “O projeto iniciou a partir de uma parceria entre o hospital e a UPF e tem caráter interdisciplinar envolvendo profissionais da saúde e da computação para gerar um mecanismo de comunicação que facilite a compreensão de potenciais doadores de sangue sobre como doar, requisitos, entre outras informações”, salientou a professora do curso de Ciência da Computação da UPF, Ana Carolina Bertoletti de Marchi, orientadora do acadêmico Mateus.

Como acessar o aplicativo
Android e IOS: Com o Google Assistente baixado e configurado no celular, o usuário deve falar: “Ok Google” “Falar com Hemoterapia HSVP”. Depois desses dois comandos de voz, aparecerá o Chatbot e o usuário poderá interagir com o aplicativo.

Livro virou game
O outro produto lançado no evento é um game, desenvolvido a partir do livro “O superpoder real”, criado pelos alunos da Medicina da UPF do programa de extensão ComSaúde. O game foi idealizado pelo secretário de Educação de Passo Fundo, Edemilson Brandão; pelo Serviço de Hemoterapia e pela Academia Passo-Fundense de Letras.

O game é destinado às crianças do Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP e aos estudantes das escolas municipais da educação infantil e ensino fundamental. “Esse projeto é a complementação de um trabalho que estamos fazendo com as escolas municipais para que as crianças incentivem seus pais e familiares a doarem sangue. É um joguinho no qual eles podem brincar e aprender sobre a doação. Animamos e damos vida aos personagens do livro e criamos estratégias didáticas. As crianças também poderão fazer pesquisa com os familiares. É um material criado no programa PowerPoint, que deverá ser disseminado nas escolas”, explicou o secretário de Educação.

O game abrange várias didáticas, desde caça-palavras até completar frases sobre o tema. O livro “O superpoder real”, que inspirou o game, contou com a participação da acadêmica de Medicina Débora Cristina Schuh, responsável pela criação do texto, e do também estudante de Medicina Ighor Prodlik Laimer, que fez as ilustrações da obra. “Fiz a história com o propósito de entrar com essa temática nas escolas. Não é fácil explicar para as crianças pequenas a importância da doação de sangue. Um dos personagens é o super Hemozito, que explica o ciclo da doação e enfatiza que o procedimento é seguro tanto para quem faz quanto para quem recebe a doação de sangue”, comentou a acadêmica Débora.


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