A Universidade de Passo Fundo anunciou, através de nota divulgada ontem à tarde, o cancelamento da 17º Jornada Nacional de Literatura e da 9º Jornadinha, programadas para março de 2020. O motivo está na dificuldade de captação de recursos através das leis de incentivo à cultura e também junto aos patrocinadores. Mesmo com o cancelamento do grande encontro de escritores e leitores, a Universidade ressaltou na nota, que estão sendo planejadas iniciativas e ações envolvendo a comunidade escolar para continuar o projeto de formação de leitores no município durante todo o ano.
Originalmente a 17ª edição estava programada para acontecer entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro deste ano. No entanto, precisou ser adiada pelos mesmos motivos: restrições de investimentos. À época, a preocupação dos organizadores era com a autorização do governo federal para que os recursos liberados via Ministério da Cidadania pudessem ser utilizados em 2020.
Nota divulgada ontem
A Universidade de Passo Fundo (UPF) reafirma que, historicamente, prima pelo compromisso em trabalhar em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade. Nesse cenário, dedica-se incansavelmente à formação de leitores, desenvolvendo ações permanentes de incentivo à leitura e à literatura em multiplataformas, com seus diferentes públicos.
Em razão disso, a Instituição empenhou seus mais dedicados esforços no sentido de viabilizar a realização de mais uma edição das Jornadas e das Jornadinhas Nacionais de Literatura, no entanto, embora tenha contado com a presteza e a sensibilidade dos governos Municipal, Estadual e Federal, as captações de recursos financeiros, via lei de incentivo e patrocínios, não foram favoráveis à realização dessa importante manifestação cultural. Esse cenário levou ao necessário cancelamento da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, programadas para março de 2020.
A UPF destaca que o projeto das Jornadas Literárias continua, como uma movimentação cultural permanente de formação leitora. Embora não seja possível o grande encontro entre autores e leitores no complexo das Jornadas, estão sendo planejadas para 2020 iniciativas e ações de forte adesão comunitária e escolar para o objetivo maior da Capital Nacional da Literatura, qual seja, formar leitores autônomos, críticos e esteticamente sensíveis, pois essa é a nossa missão e o nosso compromisso pelo desenvolvimento de uma sociedade leitora.