Ingressar no ensino superior é necessário, mas também é desafiador, principalmente pelas questões financeiras. Pensando em oportunizar aos futuros acadêmicos essa possibilidade, a Universidade de Passo Fundo (UPF) conta com diversas opções de bolsas. Já para o primeiro semestre de 2020, a Instituição disponibiliza 263 bolsas com total gratuidade, oferecidas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), contemplando todas as áreas do conhecimento. As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de janeiro, exclusivamente no endereço siteprouni.mec.gov.br.
Ao todo a Universidade oferta 1.080 bolsas, somadas as integrais, de 100% e as parciais. Com 58 cursos de graduação em andamento, a Instituição trabalha também na gestão das bolsas, permitindo que acadêmicos de todas as áreas sejam contemplados. Segundo Clodoaldo Neckel, responsável pelo Setor de Programas Públicos e Institucionais, as bolsas não são apenas recebidas e distribuídas, mas é feito um olhar sobre a demanda e o setor tem um cuidado especial para que cursos e campis possam ofertar o benefício.
Exemplo dessa gestão é a distribuição feita tanto no Campus Passo Fundo, quanto nos campi de Carazinho, Lagoa Vermelha, Soledade, Casca e Sarandi. Os cursos também são destaque nesse processo de gestão das bolsas: as Engenharias, contam com 37 bolsas integrais, Agronomia com cinco, Arquitetura e Urbanismo somam seis, o curso de Direito conta com 37 bolsas de 100% em Passo Fundo e nos Campi. Medicina, um dos cursos mais procurados na UPF, é contemplado com seis bolsas integrais. Psicologia conta com sete e administração, somados os campi, conta com 20 bolsas de 100%. Ao todo, também são ofertadas 817 bolsas parciais, totalizando 1080 oportunidades.
Inscreva-se e faça parte da UPF
De acordo com Neckel, o objetivo da administração das bolsas é o atendimento das demandas dos acadêmicos, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao universo de possibilidades que uma Universidade pode oferecer. As inscrições para o Prouni devem ser feitas no siteprouni.mec.gov.br, até o dia 31 de janeiro.