Com um estúdio situado na mesma Broadway ironizada por Alejandro Gonzáles Iñárritu em ‘Birdman’, e cenário para os passos cinematográficos de tango de Carlos Gardel, o arquiteto Basil Walter é figura cativa na celebração do maior prêmio do cinema mundial. Na Nova York de Woody Allen, o americano assina, há mais de 20 anos, os designs de interiores da principal festa pós-premiação oferecida pela revista Vanity Fair.
Os traços minimalistas pensados, segundo ele, para criar ambientes voltados à socialização “e não aos negócios”, no entanto, têm raízes fixadas no Brasil desde o momento em que foi convidado por um dos editores da revista para projetar a badalada celebração. “Eu soube que queria ser arquiteto ainda muito jovem quando fui a Brasília e vi a cidade ser construída”, contou ele em um diálogo com a reportagem do jornal O Nacional, na manhã de sexta-feira (14). Quase uma semana depois de encontrar-se com os principais astros de Hollywood, ele revela que a inspiração para o tapete vermelho, por onde passaram Brad Pitt e o diretor sul-coreano, Bong Joon-ho, as luminárias suspensas e os tons rosados estiveram intimamente ligados pela afetividade. “Penso que quem trabalha como desenhista ou arquiteto precisa preservar a memória”, afirmou.
Ainda que tenha nascido na cidade mais populosa dos Estados Unidos, Walter passou quase toda a adolescência na capital do Planalto Médio, retornando ainda jovem ao país norte-americano para estudar Arquitetura na Rhode Island School of Design. “Meus pais foram para lá [Passo Fundo] quando eu tinha, mais ou menos, um ano de idade, em 1959, por causa da Igreja Metodista e permaneceram por cerca de 30 anos vivendo aí”, recordou. “Vocês ainda fazem aquelas festas juninas?”, questionou ele, aos risos. “As bandeirinhas, as cores. O melhor da infância ainda tenho comigo”, mencionou. “Tenho muita saudade de Passo Fundo. Algum dia eu volto”, disse ele em um português ainda fluente.
Constelação
A Vanity Fair Oscar Party reúne os principais nomes de Hollywood em um ambiente intimista. Reprodução/BWArchitects
O trabalho comercial de Basil inclui projetos nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América do Sul, além de projetos em muitos dos marcos mais importantes da cidade de Nova York, como a Fifth Avenue.