Um século de transformações na educação

Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo completa 100 anos neste domingo

Por
· 6 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No dia 15 de março de 1920, num chalé de madeira, iniciaram as atividadesdo Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE). Ao longo do tempo, a escola se desenvolveu, construiu um dos edifícios mais icônicos da cidade e formou milhares de alunos. Passados 100 anos daquele distante 15 março, o representante da comissão organizadora do centenário da escola, Eduardo Pitthan, define o IE como um marco arquitetônico e cultural da cidade. “Alavancou a tradição da cidade de Passo Fundo com uma cidade universitária e de alta cultura”, afirma Pitthan.
As comemorações do centenário começaram a ser planejadas em julho do ano passado pou uma comissão, formada por ex-alunos, direção da escola e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). Uma das atrações é a iluminação em luz azul, em sistema de rodízio, de alguns prédios importantes na história da cidade, como a igreja Metodista, o Museu Histórico Regional, o Clube Comercial e a própria escola.
A programação também inclui exposições disponíveis na Galeria Estação da Arte e no Museu Histórico Regional (MHR). Ambas apresentam a história da escola. Um livro, chamado “Instituto Educacional de Passo Fundo: 100 Anos de Histórias” foi lançado na sexta-feira (13/03) e estará disponível a partir de segunda-feira (16/03), com os organizadores, na escola e no IHPF. Além disso, um baile será realizado neste sábado (14/04) para celebrar os 100 anos da escola.

 

Ajuda dos EUA para o prédio Texas

O primeiro passo para a construção da escola metodista em Passo Fundo ocorreu em 1919, quando a Câmara Municipal doou um largo terreno no bairro Boqueirão, onde ficava a Praça Boa Vista, para a Igreja Metodista. O objetivo era que o Instituto servisse de exemplo a todas as escolas que viessem a ser edificadas no futuro, já que o município contava com insuficientes iniciativas no âmbito escolar.
Instituto Gymnasial De Passo Fundo começou a funcionar em 15 de março de 1920. A única estrutura era um chalé de madeira construído nos fundos da Igreja Metodista central. O primeiro diretor do IE foi o pastor metodista Jerome Walter Daniel. O instituto começou sua trajetória apresentando inovações. Uma delas foi a permissão da matrícula de meninos e meninas, ainda que as aulas fossem ministradas separadamente, sendo pioneira na região. A escola também estava aberta para alunos que seguissem outras religiões.

O número de alunos excedeu as expectativas e superou a capacidade do pavilhão atrás do templo. A Igreja então adquiriu uma propriedade na Rua Paissandu, nos fundos da Praça Boa Vista, e instalou ali a seção dos meninos. As obras no terreno doado pela Câmara Municipal começaram em 1921 e contaram com doações de estudantes metodistas da Universidade do Texas em Austin. Por isso, o primeiro prédio erguido foi nomeado Edifício Texas. A edificação símbolo do IE está localizada na Avenida Brasil e conta com uma estrutura inspirada em escolas metodistas dos Estados Unidos.

 

Transporte escolar e mudança de nome

O segundo prédio da escola está localizado na Rua Paissandu e homenageia o primeiro diretor da instituição, nomeado Prédio Daniel. Para levar os estudantes e professores ao Bairro Boqueirão foi desenvolvido o primeiro conceito de transporte escolar na cidade: uma carruagem puxada por cavalos conduzia alunos e professores da área central até o Instituto Gymnasial.
A mudança do nome do instituto ocorreu em 1943 devido a autorização para funcionar como colégio (etapa que corresponde ao atual Ensino Médio). Desse modo, torna-se um dos primeiros educandários do estado a alcançar esse status.

Buscando despertar em seus alunos o exercício da cidadania, o Instituto sempre se interessou em oferecer práticas esportivas, sociais e culturais aos alunos. O educandário se destacou, desde o princípio, pelas intensas atividades esportivas. Além de possuir amplos campos, foi construído um ginásio de esportes coberto. A estrutura de madeira foi inaugurada em 1934, recebendo o nome do diretor William Richard Schisler. As Olimpíadas dos Colégios Metodistas do Rio Grande do Sul, de cunho esportivo e cultural, iniciaram em 1947.

 

Atração nos desfiles de Sete de Setembro

A preocupação com a cidadania também era demonstrada nos desfiles da semana da Pátria. Equipes eram designadas para tarefas específicas como carros alegóricos, cartazes, banda marcial e treino da marcha. A Banda Marcial e a Bandinha do Instituto eram algumas das grandes protagonistas na Avenida. “Nos desfiles de Sete de Setembro ela exalava essa mistura, essa mescla, a sintonia entre educação e cultura, a valorização do esporte, sempre de forma criativa”, lembra Tânia Rösing, ex-aluna e ex-professora da escola.

 

Personagens da cidade passaram pelo IE
Tânia Rösing
“Eu sou de família metodista e eu ingressei no IE em 1952, eu fiquei dois anos no Jardim de Infância, depois fiz o primário, o ginásio e concluí o curso científico em 1965. Na sequência eu trabalhei como professora lá por 10 anos. O meu namorado virou meu noivo no IE, casamos no prédio do internato e ele também trabalhou mais de 15 anos no IE”, conta a professora Tânia Rösing sobre seu envolvimento com a escola.

César José dos Santos (sem foto)
O médico César José dos Santos foi criador do Partido Trabalhista Brasileiro em Passo Fundo, Membro da Academia Rio-Grandense de Letras e fundador da Academia Passo-Fundense de Letras, em 1962, além de fundador e primeiro Presidente da Associação Médica do Planalto (AMEPLAN). Santo foi Prefeito de Passo Fundo entre 1969 e 1970, ano em que faleceu.

Eclérion de Araújo Trein:
Depoimento “O IE sempre foi uma extensão do lar. A partir do ensino passava para os alunos princípios éticos e morais importantes na formação do caráter.” - Augusto Trein, primeiro diretor da Faculdade de Medicina da UPF

Luciano Palma de Azevedo
“O IE fez parte de toda a minha infância e adolescência. Foi no IE que aprendi os valores da liberdade, da solidariedade, da lealdade. E foi no IE que conheci meus grandes e melhores amigos, que cultivo até hoje. O IE marcou a minha vida com uma formação humanista, que oferecia aos seus alunos liberdade com responsabilidade. Marcaram também as disputas esportivas, as provas culturais, a amizade entre alunos e professores e o hino que recito até hoje com lágrimas nos olhos e emoção”. - Luciano Palma de Azevedo, atual Prefeito de Passo Fundo

Luiz Felipe Scolari
Luiz Felipe Scolari, conhecido como Felipão, treinou as seleções nacionais do Kuwait, do Brasil e de Portugal. Na seleção brasileira comandou o time na Copa do Mundo de 2002 e 2014, sendo em 2002 vitorioso com a seleção pentacampeã mundial no futebol masculino.

Murilo Coutinho Annes:
Murilo Coutinho Annes foi o primeiro reitor da Universidade de Passo Fundo. Ele liderou a construção do Campus da UPF no Bairro São José, transferindo os cursos e faculdades que funcionavam no centro da cidade para esse local. Ele foi aluno do Instituto Educacional na década de 1940 e participou da Banda Marcial do IE.

Paulo de Siqueira
Paulo Batista de Siqueira, o responsável pelas esculturas de Teixeirinha e do Homem Voador, no Parque da Gare, estudou no IE até o segundo ano do colegial. Ele era filho de Maria Batista de Siqueira, que trabalhava como cozinheira do IE, possibilitando que Paulo estudasse no escola.


Retomada do ensino médio

Em 2019 o IE contava com mais de 300 alunos e 25 professores, oferecendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (I e II). Neste ano o colégio voltou a oferecer o Ensino Médio e implantou novidades no ensino. Uma delas é um programa bilíngue em parceria com a International School. Além disso, são realizadas aulas interativas com o uso equipamentos para facilitar a aprendizagem. A escola também apresenta um novo slogan em 2020: “IE, 100 anos se renovando”.
Atualmente a escola utiliza apenas o prédio Redondão e um dos objetivos para que siga avançando é restauração do Prédio Texas. Ele foi o ponto mais alto da cidade ao longo de décadas e foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município em abril de 1994. O Prédio demanda uma recuperação urgente devido às condições do telhado. Para isso, no final de semana do centenário, uma campanha de arrecadação de recursos será lançada. O principal objetivo é angariar verba a partir de incentivos fiscais, doações e o auxílio do poder público. Mais informações: colegiometodista.g12.br/ie/institucional/edificio-texas.


Programação
As celebrações do centenário ocorrem ao longo de todo o mês de março. A exposição “Centenário do Instituto Educacional” está disponível no Museu Histórico Regional até 13 de maio, no turno da tarde. Na Galeria Estação da Arte a exposição “Retrospectivas de artistas lenses. Centenário do Instituto Educacional Metodista - IE de Passo Fundo” está disponível até 28 de março. A galeria abre para visitações de terça-feira a quinta-feira, das 14h às 17h, e nas sextas e sábados das 16h às 20h. Hoje (14/03), às 20h, ocorre o Jantar Baile Colunas Ienses no Clube Comercial. Os ingressos estão disponíveis pelo site: ttps://www.sympla.com.br/jantar-do-centenario-do-instituto-educacional-de-passo-fundo-ie-colunas-ienses__744305.

 

Gostou? Compartilhe