Assim como na maioria dos países, a aviação comercial brasileira também sofre o impacto do novo coronavírus. No início da semana a expectativa era de uma redução de 75% na malha, projeção que pode chegar a 90% dos voos das empresas de linha aérea. Isso significa que apenas as rotas entre capitais com grande demanda terão voos diários, enquanto outras terão algumas frequências semanais. Assim, Passo Fundo ficará por um período sem voos comerciais. A primeira suspensão foi na conexão com Porto Alegre, realizada por uma empresa parceira da Gol, com o cancelamento dos dois voos. A Azul já não opera no Lauro Kourtz desde segunda-feira, 23, suspendendo temporariamente os voos para Campinas. Já a Gol, que nos últimos dias vinha mantendo apenas uma frequência para Guarulhos, realiza os últimos voos nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de março. A previsão inicial é de que retome as operações a partir de 04 de maio.
Gol
Em comunicado expedido na terça-feira, 24, a empresa destaca que “vamos reduzir a frequência dos nossos voos, garantindo a conectividade entre as capitais. A partir de 28/03, até 03/05, manteremos nossa malha aérea apenas para as capitais e faremos voos extras para atender eventuais demandas específicas em destinos regionais e internacionais”. Sobre remarcação e reembolso de passagens, a Gol solicita que os clientes entrem em contato com a central de relacionamento. Também informa que, nos últimos dias, a empresa flexibilizou as políticas de remarcação e cancelamento para clientes com voos marcados para até 30 de setembro de 2020. (Central de relacionamento 0800 704-0465)
Azul
A Azul Linhas Aéreas não informou detalhes sobre as operações em Passo Fundo. No entanto, sabe-se que desde segunda-feira, 23, não está realizado as frequências para Campinas. O mesmo ocorre em cidades de pequeno e médio porte, pois, já na segunda-feira, das 113 cidades atendidas pela companhia 46 tiveram operações suspensas. Sobre alterações, a Azul informa que “você poderá alterar a data do seu voo (uma única vez) sem custos, para voar até o dia 30 de novembro de 2020”. Já os pedidos de cancelamento de reservas serão sem custos e o crédito terá validade de um ano. (Central de relacionamento 4003-1118)