A prefeitura pubilcou ontem à tarde, um decreto flexibilizando a abertura das lojas de chocolate, de hoje (8) até o dia 13 de abril. A decisão não inclui shopping centers e centros comerciais. Os estabelecimentos do comércio em geral que realizam a venda de chocolates para o feriado de Páscoa deverão atender de forma isolada e específica, ficando vedado o comércio que não de chocolates. O decreto torna obrigatório o uso de máscara para atendimento e recomendações do Ministério Público do Trabalho, a fim de evitar o uso compartilhados de produtos que possam propagar o contágio do novo coronavírus.
Assim que a notícia da decisão foi divulgada, algumas lojas abriram as portas ainda na tarde de ontem. Em uma das mais tradicionais de Passo Fundo, a procura por doces e pelos ovos de chocolate foi imediata. Uma fila se formou em frente ao estabelecimento, no centro da cidade. Um funcionário na porta controlava o fluxo de pessoas. "Estamos liberando a entrada de três clientes por vez para evitar aglomeração lá dentro", explicou.
Para reduzir os riscos de contágio da covid-19, os atendentes estavam protegidos com luvas e máscaras. O mesmo procedimento foi adotado por alguns clientes.
Proprietária da loja, Maralda Antunes lamentou o pouco tempo que terá para comercializar os produtos até a Páscoa, no próximo domingo. "Em razão do feriado de Sexta-Feira Santa, teremos praticamento amanhã (quinta) e sábado. Hoje abrimos no final do dia. O estrago já está feito. Não tem mais como recuperar. Estamos há 18 dias sem receber mercadorias. Fizemos um estoque com antecedência para atender a demanada, mas a queda em relação ao ano passado deve ser de aproximadamente 70%", justifica.
Decreto libera abertura de lojas de chocolate
· 1 min de leitura