Monstros, magias e possibilidade de explorar lugares fictícios com as mãos e pontas dos dedos. Em franca expansão, o universo dos jogos eletrônicos conquista o mercado internacional e se mostra, cada vez mais, um nicho a ser desenvolvido e explorado não apenas pelos gamers.
O Brasil, aliás, é o pais com o maior número de jogadores (ou players) na América Latina e 13º a nível mundial. Segundo a pesquisa mais recente da consultoria Newzoo, 75,7 milhões de brasileiros jogam algum game, quase a totalidade por diversão. Há aqueles, porém, que encaram os gráficos como profissão, sobretudo, pelas altas cifras que giram em torno desse segmento. O mercado de videojogos, no Brasil, movimentou só no ano passado US$ 1,5 bilhão de dólares.
Por entretenimento ou impulso de uma possível carreira profissional, o jornal O Nacional solicitou ao jornalista e especialista em Mídias Digitais, Marcus Freitas, a indicação de 5 games para os leitores se aventurarem no feriado e prolongarem a imersão ao longo do distanciamento social.
1. Bloodborne (2015)
Foto: Divulgação/Sony
Jogabilidade e alto nível de desafio, o jogo eletrônico do gênero ação-aventura produzido pela From Software e publicado pela Sony Computer Entertainment é exclusivo para PlayStation 4, sendo o quarto game da série Souls. “Representando a série Soulsborne, um setting fenomenal, difícil mas justo e um combate clutch, afiado - melhor adaptação da mitologia de HP Lovecraft para os games”, comentou Marcus.
2. Hollow Knight
Foto: Divulgação/Nintendo
Gráficos desenhados à mão, trilha sonora marcante e jogabilidade suave. O jogo para computador, que está em promoção na plataforma Steam até sexta-feira (1º) com redução de preço a R$ 13,99, foi lançado em 2017 para ser jogado em PC e, posteriormente, paraXbox One,PS4eNintendo Switch. “Um dos melhores Metroidvanias de todos os tempos, ideal para explorar e com uma jogabilidade excelente - e a sensação de ser um game infinito, o mapa é gigante!”, pontuou o jornalista, Marcus Freitas.
3. The Witcher 3: Wild Hunt (2015)
Foto: Divulgação/Nintendo
O game de ação do subgênero RPG é desenvolvido pela CD Projekt RED e projetado para as plataformas Windows, PlayStation 4 e Xbox One, sendo o terceiro título da série de jogos The Witcher. “Depois da série da Netflix, o game retornou ao consoles e PCs da galera. Trama e narrativa incríveis em um universo cheio de monstros e magia”, explicou Marcus.
4. Doom (2016)
Foto: BETHESDA/Divulgação
A série de jogos de tiro em primeira pessoa desenvolvida pela id Software gira em torno das aventuras de um fuzileiro espacial sem nome que trabalha para o UAC e luta contra legiões de demônios e mortos – vivos. “O retorno de um dos clássicos mais legais dos games, roda em qualquer plataforma. Ação frenética”, contou o jornalista.
5. Disco Elysium (2019)
Foto: ZA/UM/ Divulgação
“Um RPG propriamente dito, com roladas de dado, uma arte linda, um dos textos mais bem escritos dos games e com um timing bem compassado com a realidade”, disse Freitas. O jogo é inspirado nos jogos de RPG da Infinity Engine e nos jogos deRPG de Mesa, desenvolvido e publicado pela ZA/UM. O protagonista é um detetive enviado para investigar o assassinato de um homem que foi encontrado pendurado em uma árvore sendo possível jogar através das plataformas PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, macOS e Microsoft Windows.