Sistema facilita registro de casos suspeitos de Covid-19 no trabalho

Para alimentar o sistema, cabe aos empresários ou responsáveis pelas áreas de pessoal de lojas, negócios e empreendimentos fazerem o cadastro e o registro dos casos detectados

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/Agência BrasilFoto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um sistema para notificação de sintomas gripais em trabalhadores do setor empresarial, do comércio e de serviços foi disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). O objetivo é identificar, de forma mais ágil, casos suspeitos da Covid-19 em ambientes de trabalho.

Para alimentar o sistema, cabe aos empresários ou responsáveis pelas áreas de pessoal de lojas, negócios e empreendimentos fazerem o cadastro e o registro dos casos detectados. Com a ferramenta, gestores da saúde podem agir de forma preventiva, identificando locais de trabalho, categorias de trabalhadores e atividades econômicas com maiores riscos para surtos.

Também serve para qualificar a base de dados epidemiológicos sobre os casos de Síndrome Gripal (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e suspeitos para Covid-19 nos municípios e nas regiões do Estado.

Esse sistema de gestão, que possibilitará um melhor planejamento das ações de vigilância em saúde do trabalhador, foi desenvolvido pelas vigilâncias em Saúde do Trabalhador e Epidemiológica, em parceria com a Procergs e o Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação/Projetos (DGTI) da SES.

As empresas poderão acessar o sistema para a inclusão das notificações em http://www.notificacovidtrabalho.saude.rs.gov.br e se cadastrar clicando em cadastrar empresa. Após isso, a empresa receberá uma senha e estará habilitada para incluir as notificações.


Gostou? Compartilhe