A RGE realizará, no mês de setembro, nova etapa do projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Passo Fundo. Através do Programa Arborização + Segura ocorreu o plantio de 200 mudas de árvores, em abril deste ano, adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população. Agora ocorrem pelo menos 45 substituições de vegetais, visando a segurança dos cidadãos e das instalações. O plantio contemplou as espécies Manacás da Serra, Ipês, Quaresmeiras, Patas-de-vaca e Louros.
O coordenador do Arborização + Segura da RGE, Guilherme Pagliarini, afirma que a ação trará mais segurança aos moradores da região e mais confiabilidade ao sistema elétrico. “As podas e substituições são executadas pela RGE de forma preventiva, visando o convívio harmônico dos vegetais com as redes elétricas. Com este processo, a empresa minimiza os riscos à integridade do sistema elétrico eu a interrupção do fornecimento de energia elétrica que a vegetação em contato com as redes possa causar”, conclui Guilherme.
As ações realizadas seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo a rede, sendo realizadas visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para atividade e, além disso, possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.
Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda.
Dicas de segurança
- Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.
- Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
- Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
- Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.
- A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.
- Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.