Para a maioria das pessoas, o feriado de Finados, celebrado na próxima terça-feira, é o momento de relembrar os entes queridos. Mas para outras, também é uma oportunidade de fazer uma renda extra. Mara Rubia dos Santos, 56 anos, desde os oito, trabalha com a limpeza de túmulos e jazigos no Cemitério da Vera Cruz. Um ofício herdado dos pais. “Vem desde o tempo do meu pai e minha mãe, depois que eles faleceram, eu continuei com os clientes que eles me passaram”, comentou ela.
Marli lembra que seu pai faleceu com 103 anos. Ele começou com a limpeza dos jazigos desde a época em que eram montadas “tendinhas”, na frente do cemitério para oferecer os serviços de pintura e limpeza dos túmulos. “Alguns clientes eu tenho há mais de 30 anos, quando chega essa época, eu só ligo e confirmo. No dia de Finados eles me pagam”, explicou ela. Para dar conta dos 30 clientes que atende no cemitério da Vera Cruz, ela inicia a limpeza no dia 20 de outubro. “Fico feliz, pois têm clientes que vem desde o tempo do meu pai, além disso, o cemitério fica mais bonito e limpo. Alguns casos, atendo famílias há duas gerações, pois o meu cliente faleceu, e seus filhos me contratam todos os anos para fazer a limpeza”, comentou.
Assim como herdou o ofício dos pais, Mara pretende passar para as gerações seguintes. Ela já conta com a ajuda da filha e de um neto.
Movimentação
Na semana de sol, que antecede o feriado de Finados, dezenas de pessoas aproveitaram para fazer a tradicional limpeza nos túmulos e jazigos. É o caso de Enedir Ramos, 81 anos. Na quarta-feira, ele foi até o cemitério da Vera Cruz limpar e fazer a manutenção do túmulo onde os pais estão sepultados.
Com todos os irmãos já falecidos, Enedir é o membro mais velho da família. Restou a ele responsabilidade da manutenção do túmulo, tarefa que faz com muita dedicação, sempre de forma antecipada. Sobre a possibilidade de retornar ao cemitério no feriado de Finados, ele diz que depende do clima.
Homenagens antecipadas
Casados há 50 anos, Marli de Andrade Leite e Florivaldo Pasqual Leite preferem aceder velas e fazer orações na semana que antecede ao feriado, evitando aglomerações. “Preferimos vir uns dias antes, pois pode acontecer algum imprevisto, e aproveitamos para nos antecipar”. A irmã de Marli foi no começo da semana para fazer a limpeza do túmulo dos pais, assim, sua passagem pelo cemitérios da Vera Cruz foi somente para fazer orações. O casal lamenta não ter conseguido acender velas na Cruz Mestre, pois a reforma ainda não estava concluída.
“O bom de vir antes é a tranquilidade. Tem menos gente nos cemitérios, além disso, também evitamos aglomeração”, explicou Marli, que além do Cemitério Vera Cruz, também foi antecipadamente no cemitério da Petrópolis.
Reformas podem ser feitas até sábado
A prefeitura de Passo Fundo informa que será permitida às famílias a reforma, pintura e organização particular até o sábado, dia 29. Após essa data, somente pequenas limpezas. Nos dias de maior visitação, será disponibilizado para a comunidade, álcool em gel nos acessos aos cemitérios.
A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais(STSG), responsável pela limpeza dos cemitérios municipais, intensificou desde a segunda quinzena desse mês, serviços de poda de árvores, capina, roçada, varrição e recolhimento de resíduos. Aliadas às ações de limpeza, também foram feitas a pintura de todos os muros e áreas de circulação, pintura do meio-fio, melhorias nos acessos e nas vias internas dos cemitérios, substituição de portas dos banheiros e limpeza e pintura.
Conforme o secretário da pasta, Alexandre Mello, também foi totalmente restaurada a Cruz Mestre do Cemitério Vera Cruz e iniciada a reconstrução do muro do Cemitério dos Ribeiros. Alexandre explicou sobre o atendimento que será feito pela secretaria no Dia de Finados. “O cronograma de atendimento à população já está organizado. Serão direcionados servidores para complementar as equipes do Núcleo de Cemitérios, disponibilizados banheiros químicos para complementar os já existentes nos Cemitérios Municipais. Teremos equipes para realizar a limpeza e recolhimento de resíduos durante o feriado”, finalizou.