Os primeiros sinais do outono, que iniciou no dia 20 de março, se manifestaram na manhã desta quinta-feira (31).Em Passo Fundo, os termômetros alcançaram a marca dos 7,8°C na Estação Meteorológica da Embrapa Trigo. A primeira onda de frio mais forte chegou depois de um início de semana com temperaturas amenas e mais quentes do que o esperado para a estação.
A quarta-feira (30) amanheceu chuvosa e o dia permaneceu sob garoas e o cinza de um nevoeiro que encobriu toda a cidade. A instabilidade climática preparou a queda nas temperaturas que se intensificou durante a madrugada. Segundo o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo, Aldemir Pasinato, isso ocorreu após a passagem de uma frente fria sobre toda a região sul, com a entrada de uma massa de ar polar na sequência, provocando a queda acentuada das temperaturas.
Previsão para os próximos dias
Apesar da tarde de quinta-feira ter registrado máxima de 17ºC, com sol e céu sem nuvens, o primeiro dia de abril deve ser um dos mais frios do ano no sul até o momento. Segundo os prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a massa de ar seco de origem polar que está sob toda essa região continua tendo influência sobre o tempo, fazendo as temperaturas caírem ainda mais durante a manhã, com mínimas na faixa dos 7°C em Passo Fundo.
Para a região de Passo Fundo ainda não há a possibilidade de geada, no entanto, o frio deve permanecer ainda durante as manhãs de sábado e de domingo. Com a presença do sol e sem previsão de volta da chuva até domingo (2), as temperaturas gradativamente retornam a amenidade, com a máxima de 22°C no dia de hoje (1) e no sábado chegando a 25°C.
Para o início da próxima semana, uma nova frente fria se aproxima do estado e deve trazer chuvas intensas já na noite de domingo (2), com possibilidade de precipitações até a quarta-feira (6).
Recorde de menor temperatura
Apesar da baixa na temperatura em Passo Fundo, o município de Bagé registrou a menor temperatura de 2022, com mínima de 3,9ºC entre às 6h e 7h da manhã de quinta-feira (31), de acordo com os dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A marca é recorde para o mês de março desde 1912, sendo essa a madrugada mais fria em 111 anos para o mês.