Varal Solidário mobiliza estudantes e reúne mais de 500 peças de roupa

Alunos também entregaram cobertores e alimentos não-perecíveis arrecadados durante o semestre para o Projeto Impacto Urbano

Por
· 1 min de leitura
Foram mais de 500 peças de roupa arrecadadas desde o início deste semestre. (Foto: Divulgação/EMEF Arlindo de Souza Mattos)Foram mais de 500 peças de roupa arrecadadas desde o início deste semestre. (Foto: Divulgação/EMEF Arlindo de Souza Mattos)
Foram mais de 500 peças de roupa arrecadadas desde o início deste semestre. (Foto: Divulgação/EMEF Arlindo de Souza Mattos)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um varal preenchido de diferentes cores, texturas e camadas foi o que encantou os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arlindo de Souza Mattos na quarta-feira (13). Com o intuito de envolver os estudantes em ações solidárias, o “Varal Solidário” arrecadou cerca de 500 peças de roupa, além de calçados, cobertores e alimentos não-perecíveis, que foram doados ao Projeto Impacto Urbano de Passo Fundo.

O projeto “Em tempos de adversidade, foco na solidariedade” é desenvolvido desde o início do ano pela EMEF Arlindo de Souza Mattos, na Vila Mattos, e teve sua ação mais efetiva durante toda a quarta-feira (13), envolvendo cerca de 200 estudantes, do 1º ao 9º ano, além de professores e responsáveis. Na 1ª edição do Varal Solidário, todos puderam doar roupas e calçados e também retirar caso precisassem. “Foi bem importante para a gente conseguir atingir esse espírito solidário. Aquilo que tu tem em casa e não vai usar, então você vai doar. Aquilo que está sobrando para você, você pode dar para o outro”, comentou a diretora EMEF Arlindo de Souza Mattos, Adriana Vanin, explicando que tudo foi movido pela ideia de que “quem tem, doa e quem precisa, recebe”. 


Destino das doações 

Nesse sentido, além do Varal Solidário, que será realizado ao final do primeiro semestre de cada ano letivo, a escola se tornou um ponto de coleta de cobertores e alimentos não-perecíveis pelo Projeto Impacto Urbano. As roupas que restaram no Varal Solidário deste ano serão destinadas também ao grupo, que ajuda pessoas em vulnerabilidade social. Além desses itens, os estudantes vinham reunindo desde o início do semestre tampinhas, que serão doadas para a causa animal, ação que continuará sendo realizada. 

Conforme esclareceu a diretora da EMEF Arlindo de Souza Mattos, o projeto “Em tempos de adversidade, foco na solidariedade” tem a intenção de envolver diferentes esferas, incluindo a parte prática e teórica, com conceitos do que é ser solidário e sobre desperdício. “É a primeira vez que estamos fazendo esse projeto, mas é algo que pretendemos dar continuidade, porque foi muito positivo para as crianças, eles estavam bem entusiasmados, envolvidos, assim como todos”, destacou, acrescentando que agora desenvolvem um livro com receitas, incentivando a alimentação saudável. 

Gostou? Compartilhe