Massa de ar polar mais intensa do inverno chega a Passo Fundo na quinta-feira

Com duas frentes frias marcadas para a semana, próximos dias serão de variação e queda brusca de temperatura

Por
· 2 min de leitura
Calor atípico para o inverno fez termômetros alcançarem os 26ºC na segunda-feira. (Foto: Luciano Breitkreitz/ON) Calor atípico para o inverno fez termômetros alcançarem os 26ºC na segunda-feira. (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Calor atípico para o inverno fez termômetros alcançarem os 26ºC na segunda-feira. (Foto: Luciano Breitkreitz/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após um dia dos pais carregado de nuvens, a segunda quinzena de agosto começou com os termômetros chegando a casa dos 26ºC. Esse calor, no entanto, já se despede de Passo Fundo na noite de quarta-feira (17), quando a frente fria mais intensa deste inverno se aproxima do Estado e faz as temperaturas ficarem abaixo de 0ºC. Outra frente fria, que entrou na região durante ontem (15) e hoje (16), traz de volta a chuva e fortes rajadas de vento, marcando o início do que será uma semana de grande amplitude térmica.


O calor antes da frente fria 

Durante a manhã de segunda-feira (15), quem andava pelas ruas passo-fundenses já pôde sentir o que as previsões apontavam para a madrugada de terça-feira (16). Com rajadas que chegaram aos 77 km/h, o vento quente vindo do norte, antecipando a chegada de uma frente fria na noite, fez as temperaturas subirem e um calor atípico para o inverno surgir. Para hoje, as máximas ainda devem permanecer entre 15ºC e 20ºC, antes da passagem da primeira frente fria desta semana, que faz com que durante a noite de quarta-feira as mínimas se aproximem dos 6ºC.


Massa de ar polar mais intensa do inverno

A partir de quinta-feira, com a entrada da segunda frente fria da semana, as temperaturas sofrerão uma queda brusca. Saindo dos 26ºC da segunda-feira e indo para mínimas de 2ºC, previstas para o amanhecer de quinta-feira, esta frente fria se associa a um ciclone extratropical em atuação no Oceano Atlântico. Com isso, na sexta-feira e no sábado, os termômetros caem para 0ºC, com possibilidade de temperaturas negativas. “Pode ter ocorrência de neve na Serra, devido a esse declínio de temperatura e bastante umidade, gerando a chuva congelada. Mas aqui, na região de Passo Fundo, devemos ter somente geadas amplas na sexta e no sábado”, esclareceu o analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo, Aldemir Pasinato.

Segundo o analista, esta será uma das massas de ar polar mais intensas registradas neste inverno até o momento. As últimas ondas de frio sentidas mais fortemente em Passo Fundo aconteceram no mês de junho, quando as mínimas caíram para os 3ºC e em agosto, com mínimas na faixa dos 4ºC. Apesar do alto impacto, a massa de ar prevista para esta semana não deverá ser longa, com duração de no máximo três dias, com o pico na sexta e no sábado. Já durante o domingo (21) ela perde sua força, quando teremos variações térmicas entre 3 e 20ºC. Assim, a próxima semana se inicia com elevação gradativa da temperatura e voltando a médias mais amenas. 


Precipitações para agosto

Enquanto o frio se aproxima, a chuva acompanha o compasso, contudo, não em volumes significativos. Para a semana, a probabilidade é de 50 a 60 mm, com 30 mm caindo em Passo Fundo na quarta-feira (17). “A questão é que poderemos ter uma chuva forte em um curto espaço de tempo, só isso que nos preocupa, mas não os volumes”, pontuou Pasinato.

Até a tarde de ontem, o município havia contabilizado 53,2 mm de chuva em agosto, cerca de 40% da média meteorológica para o mês. Com as precipitações previstas para esta semana, provavelmente o esperado de 130,8 mm para o período será alcançado. 

Gostou? Compartilhe