Após a entrada de mais uma frente fria no Estado, as temperaturas caíram de maneira intensa em toda a região de Passo Fundo, não devendo ultrapassar os 10ºC na sexta-feira (19). O frio com mínimas de 0ºC alcança o município amanhã e no sábado (20), se despedindo gradualmente com o início da próxima semana.
Massa de ar polar mais intensa do inverno
A segunda quinzena de agosto iniciou com os termômetros alcançando os 26ºC em Passo Fundo, com ventos quentes de 77 km/h. O calor, no entanto, antecipou a chegada de duas frentes frias e uma massa de ar polar, considerada uma das mais intensas deste inverno até o momento.
Com previsões que apontam temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC no amanhecer desta sexta-feira, os prognósticos se repetem para o sábado, quando as mínimas durante a manhã devem ficar entre 0ºC e 1ºC. A probabilidade de geada moderada a forte é alta em todo o município, enquanto no domingo (21) a predominância do fenômeno se restringirá às áreas mais baixas.
No sábado à tarde, o céu limpo e sem previsão de chuva faz as máximas subirem para os 15ºC, que no domingo se eleva para 18ºC. Dando uma prévia do amanhecer gelado da próxima semana, o domingo terá mínimas de 5ºC, mantendo uma média que irá variar de 7ºC a 8ºC nos próximos dias. A partir de segunda-feira, as máximas voltam para a casa dos 20ºC.
Para o mês de agosto, as previsões não apontam o surgimento de outras frentes frias ou massas de ar polar como as registradas nesta semana, o que encaminha o inverno para seu fim, com data marcada para encerrar em 22 de setembro.
Precipitações
Com as temperaturas gélidas após o calor, a chuva também retornou a Passo Fundo, o que resultou em um acumulado de 52,6 mm até a manhã de quinta-feira (18), contabilizando 105,8 mm no mês de agosto. Para a próxima semana, entre terça (23) e quarta-feira (24), há a probabilidade de pancadas de chuva, com novas áreas de instabilidade se formando, embora sem muita intensidade.