1ª Feitech contará com 80 expositores de todo o Brasil

Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Geração de Conteúdo terá espaço dedicado à exposição, além de palestras, oficinas e workshops

Por
· 3 min de leitura
Feitech teve seu lançamento oficial em dezembro de 2021. (Foto: Divulgação/ACISA)Feitech teve seu lançamento oficial em dezembro de 2021. (Foto: Divulgação/ACISA)
Feitech teve seu lançamento oficial em dezembro de 2021. (Foto: Divulgação/ACISA)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o intuito de criar um espaço dedicado ao diálogo sobre inovação, a 1ª edição da Feira de Inovação, Tecnologia, Negócios e Geração de Conteúdo (Feitech) acontece de 1º a 4 de setembro, no Gran Palazzo. Com 133 estandes e cerca de 80 expositores de todo o país, a Feitech contará com dois espaços: a Arena Business, dedicada à exposição, e o Espaço Innovation, onde acontecerão palestras, oficinas e workshops. 


Momento de transformação

Voltada para segmentos como comércio, serviços, indústria, agro e serviços públicos, a Feitech nasceu da vontade de transformar o formato no qual a antiga ExpoAcisa era realizada. Tradicional feira promovida pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (ACISA), o evento chegou ao fim em 2018 em sua 15ª edição e tinha a intenção de mostrar as potencialidades tanto dos sócios da entidade quanto de empresas da região. 

Com a chegada da pandemia, a ideia de fazer uma feira de inovação começou a tomar forma, conforme explicou um dos coordenadores da Feitech, Evandro Silva. “A pandemia acelerou tudo e a inovação acabou entrando muito na educação, na saúde, na forma das pessoas se relacionarem, inclusive nas comunicações”, relatou, lembrando que isso, porém, não poderia se restringir só a ACISA. “Nós não tínhamos como fazer uma feira somente pela entidade, porque a inovação está presente em todos os segmentos. Ela é transversal, ou seja, ela vai do agro, a indústria, a educação, ao serviço”, completou.


O investimento em inovação 

Acompanhando o compasso de investimentos em startups e as mais de 26 mil empresas presentes no município, o coordenador da Feitech pontua que Passo Fundo é um centro de inovações por ter grandes atores trabalhando neste segmento. Alguns desses, inclusive, são os impulsionadores do evento, como a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a IMED, que possuem dentro das instituições espaços dedicados ao investimento em startups. “Nós temos vários ativos em Passo Fundo, mas o que nós não tínhamos era um ambiente, um ecossistema, para reunir todas essas entidades e empresas”, explicou Evandro, acrescentando que isso também serviu de incentivo para a criação da Feitech.

Nesse sentido, startups ou empresas que trabalham a inovação puderam integrar o grupo de expositores, que reúne, além de Passo Fundo, municípios como Santa Maria, Horizontina, Santana do Livramento, Porto Alegre e São Paulo. “Foram colocados à venda 133 estandes, mas muitas empresas compraram mais de um porque precisavam de um espaço maior, então totaliza de 70 a 80 expositores”, pontuou Evandro. 


Para além da exposição 

Com uma curadoria de conteúdo que envolve diferentes entidades passo-fundenses que têm a inovação como um de seus pilares, a Feitech trouxe como diferencial um espaço dedicado a palestras, o “Innovation”. “Decidimos que não seria apenas exposição. Teria esse espaço, mas um outro onde poderíamos trazer pessoas para dividir, compartilhar e multiplicar conhecimento”, explicou Evandro. Desse modo, a Feitech quer integrar toda comunidade à feira, trazendo desde o empresário interessado em investir em novas startups, aquele que deseja adquirir conhecimento para sua própria empresa ou o público em geral curioso com inovação.

As discussões da feira serão acerca de assuntos regionais e mundiais como sustentabilidade, biocombustíveis, tecnologia 5G, inovação no agro, genética, metalmecânico, mobilidade, energias alternativas, transformação digital e inovação na educação, saúde e varejo, com a presença de palestrantes de Passo Fundo, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. 

Além disso, ações como a Jornada da Inovação, Espaço ESG (relacionado à sustentabilidade dentro das empresas), Hackathon (direcionamento para criação de novos negócios), Espaço Games e Batalha de Startups (empresas “combatem” uma contra a outra, por meio de apresentações) serão realizadas durante os quatro dias de evento.


Livre e gratuito 

O acesso a Feitech é livre e gratuito, tanto para a visita às exposições quanto para o acesso às palestras. Para participar, a organização pede que o público realize um cadastro por meio do site da feira, em feitech.com.br. No mesmo canal é possível conferir toda a programação e quais palestrantes estarão presentes no evento.

Gostou? Compartilhe