Família mantém tradição de produzir imagens que simbolizam a fé

Romaria de Nossa Senhora Aparecida retorna à cidade neste domingo (09) com expectativa de reunir 150 mil fiéis

Por
· 5 min de leitura
Trabalha artesanal e dedicado na produção das peças. (Foto: Rosângela Borges/ON)Trabalha artesanal e dedicado na produção das peças. (Foto: Rosângela Borges/ON)
Trabalha artesanal e dedicado na produção das peças. (Foto: Rosângela Borges/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 41ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, segunda maior celebração do país acontece em Passo Fundo neste domingo (9), com expectativa de participação de até 150 mil fiéis da região e de outras cidades do Estado. A Romaria acontece no dia 9 de outubro com a procissão e se repete no dia 12, com missas dedicadas às famílias, jovens, idosos e crianças.

A Romaria tem nas imagens sua maior característica, tanto que o comércio de artigos religiosos é intenso, com empresas participantes e vendedores ambulantes que lotam os arredores do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. 

As irmãs Kelen Paula Pires e Cléia Aparecida Pires aprenderam com o pai o ofício de trabalhar na produção de peças em gesso. “Fomos criadas desde os 7 anos de idade neste meio. Nós já trabalhamos há mais de 30 anos com isso, é o que sabemos fazer de melhor”, conta Cléia. 

Kelen seguiu os passos da família e há 17 anos ela e o esposo abriram a empresa FM Artesanato, no bairro São Cristóvão, que atua na produção de peças de gesso. Aos poucos foram aperfeiçoando as peças, que recebem colagem de pedras, glíter e adereços.

Foto: Rosângela Borges ON


A empresária conta que no período que se aproxima da Romaria a produção aumenta em até 70%. “Vamos produzir mais de 600 imagens de Nossa Senhora Aparecida e mais 600 de Nossa Senhora de Fátima para a Romaria em Cruz Alta. A imagem que mais vende é a de Nossa Senhora Aparecida pela sua grande simbologia para os católicos”. O trabalho da equipe de 14 funcionários é artesanal, depende exclusivamente da mão-de-obra humana desde a fabricação das imagens nos moldes de silicone, que levam até uma semana para secar, até a pintura com pistola e à mão, dependendo da peça, ao acabamento. A expectativa é de comercializar 100% das imagens produzidas. “A gente organiza tudo no sábado, leva as peças, marca o nome no chão, monta a banca e eu mesma cuido a nossa banca”. 

Imagem de Nossa Senhora é a mais vendida. (Foto: Rosângela Borges ON)


O Padre Eberson Fontana, Reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, disse que a expectativa é de uma grande festa depois de dois anos de pandemia. Ele explica sobre a relação do catolicismo com as imagens. “Nós veneramos aos santos, também através das imagens deles e adoramos a Deus. O santo é aquele que conduz a Deus seja pela sua inspiração, pela sua vida, também no caso da nossa Senhora e a imagem tem esse sentido”. 


Romaria acontece no domingo

A celebração deve reunir os membros da Diocese de Passo Fundo, que são mais de 50 municípios e de outras cidades do Rio Grande do Sul. 

Edição tem como lema - “Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria

A 41ª edição foi preparada por diferentes equipes de voluntários que se dividem no trabalho. Nesta edição, o lema - “Maria, Mãe do Amor, mulher de sabedoria” – segue a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade e tem como ponto de partida a realidade da educação. A escolha do lema tem presente a Campanha da Fraternidade 2022, com seu tema “Fraternidade e educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). 


Compromissos da Igreja Católica em 2022

Além de citar o ano eleitoral e o desafio da consciência política dos cristãos, a assessoria da Arquidiocese de Passo Fundo destacou a necessidade de um olhar global chamando atenção para os efeitos da pandemia, especialmente entre os mais pobres, ainda atenção à guerra na Ucrânia, Síria e outros territórios, além da urgência da questão ecológica.


Programação Romaria Arquidiocesana 

9 de outubro

7h: missa na Catedral e no Santuário

8h: saída da procissão da Catedral 

10h30: Missa Campal no Santuário

14h: Bênção do Santíssimo, dos objetos religiosos e da saúde


12 de outubro

8h: Missa com bênção das famílias

10h: Missa com bênção aos jovens 

14h: Missa com bênção aos idosos 

16h: Missa com bênção às crianças  


Horário dos ônibus

Os romeiros serão atendidos no retorno com saídas do Santuário para o Centro, até a Praça Tochetto. Durante a procissão, programada para ocorrer até as 10h, os ônibus da Coleurb sairão da RS 153 – em frente ao Seminário –, acessando a RS 324, Avenida Brasil, Rua Pedro Culman, Luiz Lângaro, Rua Livramento, Vitória Consorte, Paissandu, Rua Fagundes dos Reis, retornando pela Escola Protásio Alves, para voltar ao Santuário.


Linhas terão alteração no itinerário e paradas durante procissão

Devido à interrupção do trânsito na Avenida Brasil, as linhas terão mudanças em seus itinerários. Da mesma forma, também ocorrerão modificações em alguns pontos de embarque e desembarque. Não será permitido embarque (com exceção de cadeirantes) das linhas habituais em frente ao Seminário e em nenhuma parada existente até o trevo, no sentido Seminário para o Centro. A partir das 10h, Avenida Brasil deverá ser liberada, e os itinerários voltam a operar normalmente.


Confira os desvios

Linhas 01| Vera Cruz – São Cristóvão, L07| Hípica – Planaltina, L09| Praça Tamandaré – São João, L10| Ricci – Garden, L15| São Luiz – Zacchia, L22| Centro – Maggi e L26| Centro – Roselândia:

Sentido Centro – São Cristóvão: As linhas que fazem este trajeto irão acessar a Rua Paissandú, Rua Bento Gonçalves e seguem itinerário normal.

Sentido São Cristóvão – Centro: Rua Coronel Chicuta, Rua Independência, Rua Benjamin Constant e Av. Brasil retornando ao itinerário normal.

As linhas L09, L22 e L26 percorrem o itinerário até o Leilão Judicial e depois acessam a Rua Paissandú.

Linhas 03| Edmundo Trein – São José, L04| Jerônimo Coelho (Via Jardim América) – Universidade, L05| Operária – Petrópolis, L08| Loteamento Umbú (via Vila Isabel) – Bom Recreio, L20| Petrópolis – Nenê Graeff e L27| Leonardo Ilha – Vera Cruz:

Sentido Boqueirão – Petrópolis: estas linhas irão acessar a Rua Paissandu, Rua Fagundes dos Reis e, após, seguem itinerário normal.

Linhas 06| Universidade – Vila Luiza, L13| Lucas Araújo – Parque Farroupilha e L25| São José (via UPF) – São Cristóvão:

Sentido Centro – São Cristóvão: Av. Brasil, Rua Bento Gonçalves e segue itinerário normal.

Sentido Centro – Vila Luiza ou/ Lucas Araújo: Av. Brasil, Rua Bento Gonçalves, acessa Rua General Osório, Av. Sete de Setembro (Via Chicuta) e segue itinerário normal.

Sentido São Cristóvão, Vila Luiza ou Lucas Araújo – Centro: Rua Cel. Chicuta, Rua Independência, Rua Benjamin Constant, Av. Brasil e segue itinerário normal.

Desvio L12| Santa Marta – Entre Rios:

Sentido Santa Marta – Entre Rios: Av. João Catapan, Rua Diogo de Oliveira, Rua Rui Silveira, Cel. Miranda, Gal. Osório, Rua Cel. Chicuta, Rua Independência, Rua General Neto, Av. Brasil, Bento Gonçalves e segue itinerário normal.

Sentido Entre Rios – Santa Marta: Rua Cel. Chicuta, Rua Moron, Rua João Catapan e segue itinerário normal.

Gostou? Compartilhe