Calor, recesso de final de ano, férias escolares, Festas de Natal e Ano Novo, e 13º salário. Esta é a época perfeita para pegar a estrada em família, fugir da rotina por alguns dias, e recarregar as baterias para os desafios do próximo ano. É justamente nos momentos que antecedem as tradicionais viagens de final de ano que os motoristas lembram de fazer a “revisão de viagem” no veículo da família. Em alguns casos, basta a troca de alguns itens, mas há casos, especialmente quando o proprietário negligenciou a manutenção por muito tempo, a revisão pode custar mais caro, mas de fundamental importância para uma viagem segura e tranquila.
Profissional de confiança
O primeiro passo para garantir uma viagem segura é escolher um profissional técnico de confiança. Rafael Andrade trabalha na área há 25 anos, ele diz que é extremamente importante que o proprietário do veículo escolha um profissional que não vai negligenciar nenhum item do veículo. Independentemente do valor que essa revisão vai custar, pois é necessário lembrar que, ao fazer a manutenção correta do automóvel, o profissional vai estar preservando a vida dos ocupantes do veículo. “Não pode pensar no carro, é preciso pensar nos ocupantes, para que eles consigam ir e voltar com segurança. É uma responsabilidade muito grande do profissional técnico”, disse ele.
A primeira observação que o motorista deve fazer é se há pontos de vazamento de água ou óleo, pois pode ser um alerta de que o carro não está em condições de viagem. Outro aspecto é que os motoristas devem ficar atentos é ao trabalho do seu mecânico, para que ele observe todos os itens necessários para a segurança na estrada.
Confirma alguns dos itens relacionados pelo mecânico
Motor
Basta pegar a estrada para ver a quantidade de veículos parados no acostamento com o capô aberto. Muitas vezes, encerrando prematuramente com uma viagem de férias. Geralmente estes problemas estão relacionados à falta de manutenção do motor. Rafael explica que neste item é necessário ter cuidados em dois aspectos. O primeiro é o sistema de lubrificação, que geralmente envolve a troca de fluídos e filtros. O segundo, e mais complexo, é o sistema de arrefecimento. Ele envolve radiador, mangueiras, tubo, bomba d´agua, válvula termostática e cabeçote. Além disso, é importante observar o radiador de ar quente, pois a mesma água que circula no motor, vai até o painel, e neste trajeto, tudo precisa funcionar perfeitamente.
Freios
Rafael lembra que este é um item que está ligado diretamente à segurança de todos os ocupantes. Tradicionalmente as pessoas tendem a pensar que, para garantir o funcionamento do sistema de freios, basta trocar lona e pastilha. Entretanto, há um item que muitos motoristas “esquecem”, que é o fluído do freio. Este item, muitas vezes falha sem aviso prévio. “Há casos em que o veículo, sem dar sinal prévio, fica sem freio, e isso pode acontecer em uma serra, por exemplo, colocando em risco todos os ocupantes”, explicou.
Conforto
É muito importante que a parte elétrica veículo seja totalmente revisada. Há itens que são muito baratos, como uma lâmpada, por exemplo, mas que trazem segurança nas viagens noturnas, e mais conforto ao motorista, além disso, caso não estejam funcionando, podem acarretar multas.
Também relacionado ao conforto dos ocupantes, está o ar condicionado, que está ligado diretamente à saúde da família. “É muito barato, mesmo nos carros de alto valor. Muitas vezes o filtro está completamente sujo, e a família vai ficar respirando este ar durante várias horas dentro automóvel”, diz Rafael.
Rafael também chama atenção para a importância de conferir o fluído da direção hidráulica, que muitas vezes é esquecido pelos motoristas, mas que pode causar algum problema na viagem.
Suspensão
Rafael comenta que este é um ponto fundamental “Não pode deixar passar nada”, esclarece. Todo o sistema precisa ser avaliado, pois grande parte dos acidentes são causados por problemas relacionados a suspensão. “Muitas vezes vemos acidentes causados em locais como retas, ou em estradas com pouco movimento. Eles podem acontecer por quebra de alguma peça na suspensão. Uma peça que quebra pode, literalmente, jogar o automóvel para fora da estrada ou para a pista contrária”, comentou. Neste caso, é necessário, antes da viagem, levar o veículo em um mecânico de confiança, para fazer uma revisão criteriosa, pois uma peça pode poupar a vida dos ocupantes.
Pneus
O motorista mesmo pode conferir, é necessário usar os pneus dentro da sua vida útil. “Para o maior conforto, é importante sempre fazer a troca dos quatro pneus, mas algumas pessoas, por questões financeiras, ou por desgaste irregular, optam em trocar dois pneus de cada vez. Neste caso, é sempre bom colocar os pneus novos rodar na traseira do carro”, disse.
Correias
É importante que o motorista leia o manual técnico no veículo, e não pode se basear somente na quilometragem. “Algumas correias precisam ser trocadas a cada três, ou quatro anos, independente da quilometragem, pois a borracha resseca mesmo com pouco uso. Quando está ressecada, com qualquer “tranco” no motor, ela pode estourar e acabar com uma viagem. É preciso observar a correia dentada e as auxiliares”, comentou
Dica de ouro
Muitas vezes, no momento de comprar um carro, as pessoas pensam no valor do veículo, mas não pensam no valor da manutenção. E por isso uma das recomendações, é que elas diluam esse valor da manutenção durante o ano, não deixem para fazer tudo no final do ano, que em alguns casos, pode sair mais caro do que o valor da própria viagem. “Eu tenho que garantir que a pessoa vai ir e voltar de viagem sem dar problema, e muitas vezes, é necessário trocar muitas peças para garantir a segurança dos passageiros, e isso pode ter um valor elevado se for feito de uma só vez”, explicou.
PRF orienta para uma viagem tranquila na estrada
A Polícia Rodoviária Federal também divulgou uma série de orientações aos motoristas para uma viagem segura. É importante planejar a viagem estabelecendo rotas e locais de parada. Descanse bem antes de pegar a estrada, muitos acidentes graves acontecem por falta de atenção ou, porque o condutor dormiu ao volante. Verifique se a documentação pessoal e do veículo estão atualizadas. Mantenha uma distância segura dos outros veículos e respeite os limites de velocidade. Só ultrapasse com segurança e em locais permitidos pela sinalização. Utilize os dispositivos de segurança como capacete e cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo. Eventuais paradas no acostamento devem ser feitas apenas em caso de emergência, com pisca-alerta ligado e triângulo a pelo menos 30 metros do veículo.
Malas
As malas devem ser transportadas de forma segura e nos locais apropriados para carga. Isso evita que em caso de acidentes os ocupantes do carro sejam atingidos pelas bagagens. Bicicletas podem ser transportadas na parte traseira, sem ultrapassar as dimensões do veículo e sem cobrir a placa.
Jamais faça a mistura perigosa e criminosa que é dirigir sob efeito de álcool. Em caso de emergência, comunicação de crime e pedido de ajuda nas rodovias federais, entre em contato com a PRF pelo telefone 191. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h por dia, todos os dias da semana.