Impossível não ficar admirado com a beleza exótica das kokedamas, plantas criadas a partir de um substrato moldado em forma de bola e revestido com o musgo natural, musgo seco ou fibra de coco, dando o aspecto do antigo "xaxim".
As kokedamas surgiram no Japão há cerca de 500 anos, como uma versão mais barata dos bonsais, e a técnica se espalhou pelo mundo recentemente. No Brasil elas são o xodó de quem não tem tanto tempo para dedicar ao cuidado de plantas.
Em Passo Fundo, Linessa Busato teve a ideia de unir criatividade da arquitetura e do paisagismo e se propôs a montar arranjos artesanais diferentes para facilitar o cultivo de plantas. “Um dia conversando com a amiga, a arquiteta Jéssica Portella, resolvemos tirar do papel e criamos a Verde de Pote, começamos a produzir arranjos com plantas hidropônicas, as kokedamas vieram depois e aos poucos viraram o principal produto da empresa. Hoje sigo sozinha na empresa e cada vez mais apaixonada”, conta.
Há dois anos ela trabalha com as kokedamas. “É meu hobby e minha paixão, minha terapia de relaxamento. Eu me sinto privilegiada em poder trabalhar com algo que amo tanto fazer”, revela a empresária.
A palavra significa bola (dama) e koke (musgo), bola de musgo. Nelas podem ser cultivadas diversas plantas como filodendros, orquídeas, marantas, dracenas, suculentas, peperômias, samambaias, pequenas arvorestas, entre outras. O mais comum são plantas de pequeno porte, perenes, para dentro ou fora de casa.
Segundo Linessa, dependendo de cada espécie os cuidados principalmente com a rega diferenciam. “A frequência da rega é dada pela evaporação da água do substrato e do musgo, quando o musgo estiver seco, crocante ao toque e a bolinha leve está na hora de molhar, então é só mergulhar em uma bacia com água e deixar por cerca de 5-10 minutos, depois é retirar e colocar em um prato ou suporte. Já recebi muitos relatos de pessoas que não conseguiam cultivar plantas em vaso e conseguiram cultivar kokedamas, acredito sim que o cultivo é mais facilitado porque sente com a mão quando a planta precisa de água”.
Como é um método de cultivo pode ser aplicado a plantas exóticas e nativas. Elas duram muitos anos, com o passar do tempo pode haver a necessidade de aumentar o tamanho da bola ou trocar o musgo, mas são muito duráveis.
As kokedamas podem ser colocadas sobre pedras e utensílios ou ainda utilizadas em um jardim suspenso.
A kokedama é prima do bonsai, outra técnica japonesa de cultivo de plantas. As técnicas de kokedama e bonsai estão fortemente ligadas à filosofia de Wabi Sabi, que tem como um de seus princípios a valorização da imperfeição das coisas.
Onde encontrar
O espaço físico onde a Verde de Pote mantém seus produtos é na COLAB Aromas e Alecrim, uma loja colaborativa com várias marcas de produtos de várias cidades. Para conhecer e saber a marcas que compõem o ateliê basta acessar: @colabaromasealecrim.
Conheça mais no Instagram da empresa em @verdedepote