O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de Novembro, é uma data de profundo significado para a população negra, marcada pela reflexão sobre o legado de resistência, a valorização das contribuições culturais e históricas dos negros e a luta contínua por igualdade. Em 2024, pela primeira vez, o 20 de Novembro será feriado nacional, uma conquista que representa o reconhecimento da importância dessa data para a sociedade brasileira como um todo.
O 20 de Novembro é mais do que uma simples data comemorativa. Este dia simboliza a resistência contra a escravidão e o racismo, tendo sido escolhido por marcar o assassinato de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da luta pela liberdade. A data passou a ser reconhecida oficialmente a partir da década de 1970, com o movimento Palmares, em Porto Alegre, ganhando força ao longo das décadas, até que finalmente, em 2023, se tornasse feriado nacional.
Em Passo Fundo, essa data ganha ainda mais relevância. O ativista negro e líder religioso das religiões de matriz africana, Ipacio Carolino, ressaltou o quanto o 20 de Novembro representa para os negros no Brasil, tanto no âmbito histórico, quanto no contexto das lutas diárias. "O 20 de Novembro para nós tem uma importância vital. O reconhecimento dessa data já vem desde a década de 1970, com o movimento Palmares, e foi um processo longo até que finalmente, em 2023, fosse decretado feriado nacional. Para nós, é mais do que um momento de descanso, é um dia de reflexão sobre a nossa história, a nossa luta e, especialmente, sobre as políticas públicas que ainda precisamos conquistar", afirmou Carolino.
Ele ressaltou que, embora a população negra represente a maioria no Brasil, ainda ocupa posições marginalizadas em diversos setores da sociedade. "Apesar de sermos a maioria no país, ainda somos minoria nos postos de comando, no mercado de trabalho, e em espaços de poder. Nosso avanço é diário, e cada passo é uma grande vitória, mas a desigualdade persiste", afirmou.
Homenagem
Em Passo Fundo, a Câmara de Vereadores realizou, na segunda-feira (18) uma Sessão Solene em homenagem à comunidade preta e parda do município, com o intuito de reconhecer e valorizar as contribuições dessa população à história, cultura e desenvolvimento local. A cerimônia foi proposta pelo vereador Indiomar Vieira dos Santos, e teve como objetivo não apenas celebrar, mas também refletir sobre as questões sociais que ainda afetam a população negra na cidade e no Brasil.
Indiomar Vieira dos Santos, autor da proposta, lembrou que a população negra em Passo Fundo, assim como em todo o Brasil, ainda enfrenta grandes desafios, como o desemprego, a violência e a exclusão social. “Em Passo Fundo, onde 21% da população se autodeclara preta ou parda, é crucial a implementação de políticas públicas focadas em educação, empreendedorismo, saúde e cultura para promover inclusão e desenvolvimento igualitário” , afirmou. Para ele, o feriado de 20 de Novembro, além de ser uma data de celebração, também deve ser um ponto de partida para ações concretas em prol da inclusão e da redução das desigualdades sociais.
Vitor Paulo Ribeiro Machado, coordenador da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial, também fez um discurso contundente sobre a necessidade de refletir sobre as questões raciais na sociedade. “Entendemos que existe hoje um preconceito e uma discriminação extremamente velada. A maioria da população brasileira é identificada como preta e parda e, mesmo assim, nós estamos aí nas disputas por espaços de poder e por espaços de ocupação. Precisamos avançar muito na questão da legislação, em termos de educação, da geração de emprego e renda, em questões culturais específicas da comunidade brasileira, em termos do respeito”, afirmou. Machado lembrou ainda que o 20 de Novembro simboliza a luta contra o racismo e a discriminação e ressaltou a importância da data para fortalecer o movimento negro e buscar políticas públicas que garantam direitos iguais a todos.
Ao final da solenidade, a Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial recebeu uma placa em homenagem ao trabalho realizado em Passo Fundo. Vitor Machado enfatizou que a placa não é uma homenagem a um trabalho individual, mas sim a um esforço coletivo que visa transformar a realidade da população negra na cidade e garantir que seus direitos sejam respeitados. “Esta placa não representa um trabalho individual, mas sim de muitas pessoas ao longo dos anos. Que sirva de incentivo para seguirmos com nossas ações”, concluiu.
Cultura e Reflexão
A Prefeitura de Passo Fundo também está promovendo ações para celebrar o 20 de Novembro, desenvolvendo uma série de atividades culturais e educativas, não apenas durante o feriado, mas por toda a Semana da Consciência Negra. Organizada pela Secretaria de Cultura e pela Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial, a programação tem como objetivo refletir sobre a contribuição da população negra na formação da sociedade brasileira e reforçar a importância da luta por igualdade racial.
A programação inclui rodas de conversa, apresentações culturais, exibição de filmes e oficinas, como a de capoeira e samba de roda, além de shows de artistas locais. A semana também está sendo uma oportunidade para discutir o racismo estrutural e a importância de políticas públicas que promovam a inclusão social e econômica da população negra.
A abertura da semana de atividades contou com a apresentação do show Alforria Canta a Lenda do Chafariz da Mãe Preta, no Teatro Múcio de Castro, e a exibição de filmes temáticos que retratam a história da luta contra a escravização e a importância da resistência negra.
Além das atividades culturais, a programação da Semana da Consciência Negra inclui eventos educacionais, como palestras sobre racismo estrutural e a contribuição dos negros na história do Brasil, e workshops sobre questões raciais, a fim de estimular o debate e a conscientização sobre os desafios que a população negra ainda enfrenta no Brasil. Entre as atividades, destaca-se o "Quizomba na Praça", uma ação de confraternização e celebração da cultura afro-brasileira, realizada na Praça da Mãe, e a exibição do filme Medida Provisória, que trata das questões raciais de forma contundente e provocadora.
Confira a programação para os próximos dias
Quarta-feira (20) – 15 horas - Quizomba na Praça - Praça da Mãe.
Quinta-feira (21) – 20 horas - Filme: Medida Provisória - Praça da Mãe.
Sexta-feira (22) - 19h30min - Noite dos Cantadores - Show de Musicalidade da Capoeira - Teatro do SESC / 23 horas - Show Nacional – Boka Loka - Santo Gole, Bairro Vera Cruz.
Sábado (23) - 08h30min até 10h30min - Iª Mostra de Trabalhos referente a Cultura Afro-brasileira - Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Maria Margarida / 10 horas - Noite dos Cantadores - Oficinas gratuitas de capoeira, Samba de Roda, Maculelê, Jongo e Puxada de Rodas - Rito Espaço Coletivo / 14 horas - XIV Mostra da Consciência Negra - Escola Estadual de Ensino Fundamental Anna Willig.
Terça-feira (26) – 19 horas - Discussão de Texto - "Da extração à ruptura pós-colonial" - Mario Rufel Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural - Google Meet - Inscrições e informações - [email protected] (REPAC/PPGH/UPF).
Quinta-feira (28) - 19h30min - Café filosófico "A pele negra que habito" - Acadêmia Passo-Fundensse de Letras