Segundo ON
Inúmeras vezes por ano o Sesc abre as portas de seu teatro para a música brasileira. Deixando ecoar em suas paredes a cultura vinda de todos os cantos do país, inclusive do extremo Norte e seus tão excêntricos ritmos para nós gaúchos, a entidade oferece uma incrível viagem rumo ao desconhecido por meio do criativo projeto Sonora Brasil. Mas é preciso questionar: até que ponto conhecemos nossas próprias tradições e, principalmente, aquilo de novo que tem sido produzido por aqui? Pensando nisso, a Secretaria de Desporto e Cultura se uniu ao Sesc Passo Fundo para promover com excelência a 2ª Mostra de Compositores do Sul, projeto que tem como objetivo apresentar ao público local os talentos da música regional contemporânea por meio de uma maratona de shows. Além disso, a iniciativa busca dar continuidade aos resultados conquistados na edição anterior, abrindo espaço, valorizando a divulgação de trabalhos autorais na linha da música popular brasileira. As apresentações, oferecidas de forma gratuita, terão a entrada controlada por meio de senhas que serão distribuídas aos interessados na Sedec, localizada na avenida Brasil Oeste, 793. As apresentações iniciam na próxima sexta, 26 de fevereiro, e se encerram no domingo. O Arte Sesc - Cultura por toda parte é um dos principais pilares de atuação do Sesc no Rio Grande do Sul. Seu objetivo é fomentar a produção cultural no Estado e facilitar o acesso da comunidade aos bens culturais. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br/artesesc.
Programação (todas as apresentações acontecem gratuitamente, no Teatro do Sesc)
Gelson Oliveira, com abertura de Paulinho Saggiorato - Cantor, compositor, arranjador e produtor, Gelson Oliveira nasceu em Porto Alegre em 1955. No fim dos anos 1970, inaugura sua carreira de compositor, e em 1983 lança seu primeiro álbum, intitulado Terra. Desde então, lançou vários álbuns solo ou em parceria com colegas, recebendo prêmios importantes da música gaúcha e nacional como o Troféu Açorianos, o Prêmio Lupicínio Rodrigues, a Medalha de Porto Alegre, o Prêmio Fiat e o Prêmio Sharp. A apresentação dura 60 minutos e tem classificação livre.
Data: sexta, 26 de fevereiro
Horário: 20h
Orestes Dorneles - Cantor, compositor e professor de música, em 2005 produziu e participou do álbum Tribufu junto com Risomá Cordeiro e Binho Terra. Em dezembro de 2008 lançou Grafitti, seu novo CD, com o auxílio dos músicos que o acompanham, Lucas Kinoshita (percuteria) e Filipe Narcizo (contrabaixo), dando continuidade aos conteúdos que vem há algum tempo desenvolvendo com canções onde a crônica, como um painel urbano contemporâneo, exerce seu papel fundamental.
Data: sábado, 27 de fevereiro.
Horário: 20h30
Leonardo Ribeiro - O compositor, músico, arranjador e intérprete nasceu entre a fronteira do Brasil e o Uruguai. Foi para a Europa tocando na Espanha, França, Suíça e Holanda e fixando-se em Paris, onde morou por dez anos. Retornou ao Brasil, mas realiza frequentes turnês pela Europa divulgando seu trabalho. Sua música é uma fusão de ritmos latino-americanos e caribenhos, tradicionalismo gaúcho, jazz e chorinho.
Data: domingo, 28 de fevereiro.
Horário: 20h30
Compositores daqui
· 2 min de leitura