A prova dos nove

Integrando a programação do projeto Unimúsica, da UFRGS, os percussionistas Ney Rosauro, Sandro Cartier e o Grupo de Percussão da FAC se apresentam em Passo Fundo na próxima semana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Nove músicos, mais de cinquenta instrumentos, apenas um objetivo: demonstrar o incrível potencial da percussão - tão bem aproveitada na música popular - também quando o assunto é a música erudita. Como explica Ney Rosauro, um dos mais bem conceituados percussionistas do país, parece haver um vão entre uma faceta e outra. "A percussão brasileira é muito bem explorada no lado popular, porém o lado erudito ainda é um campo pouco explorado e até mesmo desconhecido pelo público". No intuito de mudar essa realidade e apresentar a abrangência das possibilidades no que diz respeito à percussão e suas mais diversas vertentes, o músico se apresenta em Passo Fundo na próxima semana, acompanhado de Sandro Cartier e o Grupo de Percussão da FAC, em um recital que integra a ampla programação do Unimúsica, projeto promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul todos os anos e que, nesta edição, traz o tema Percussionistas.

Marcado para acontecer em Passo Fundo no dia 29 de março, no auditório da Faculdade de Medicina, no campus II da Universidade de Passo Fundo, o evento antecede a apresentação conjunta dos músicos em Porto Alegre, no dia 1º de abril. Aqui, o recital reproduzirá obras clássicas do repertório orquestral brasileiro, entre elas o Prelúdia das Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa Lobos, além de obras de Ney Rosauro e Sandro Cartier escritas originalmente para grupo e orquestra de percussão. Entre os instrumentos que devem ser executados no palco pelos nove músicos, estão figuras conhecidas como os tambores, os chocalhos e o berimbau, até excentricidades como a marimba e o xilofone. O evento é produzido pela Cultor Produtora em parceria com o projeto CulturAção, da Sedec, e a Faculdade de Artes e Comunicação, com patrocínio do DCE.

Os artistas
O grande triunfo do espetáculo é justamente a junção de artistas com diferentes experiências em um mesmo palco. Para começar, o recital conta com Ney Rosauro, percussionista brasileiro residente nos Estados Unidos e dono de uma reconhecida carreira internacional como compositor e solista. Com dez CDs lançados em seu currículo e mais de 60 composições suas gravadas por artistas e orquestras de renome internacional como a London Symphony Orchestra, o músico de larga experiência vem se unir a Sandro Cartier, conhecido do público passo-fundenses por seu trabalho como compositor e professor da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. Considerado por muitos um dos percussionistas mais criativos do país, já escreveu diversas obras e métodos didáticos, além de manter uma sólida carreira como solista. Dentro da universidade, ainda em 2002, fundou o Grupo de Percussão da FAC, o qual dirige desde então apresentando suas atividades em várias cidades do sul do país com sucesso e originalidade.

Serviço
Recital de Percussão com Ney Rosauro, Sandro Cartier e Grupo de Percussão FAC
Dia: 29 de março
Horário: 20h30
Local: auditório da Faculdade de Medicina, no campus II da UPF
Entrada: um quilo de alimento não perecível
Produção: Cultor Produtora Cultural

Gostou? Compartilhe