O trânsito nunca foi tão divertido

Desenhos e charges de consagrados nomes, como Santiago, Paulo Caruso, Renato Canini e Edgar Vasques, que tratam o tema trânsito de forma cômica e criativa estão em exposição no Sesc

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Em Passo Fundo ou em qualquer lugar do mundo, trânsito sempre é sinônimo de estresse e incomodação. Sinaleiras desreguladas, ruas que mudam de sentido sem qualquer propósito, pedestres enlouquecidos, motoristas irresponsáveis - a desorganização que reflete o perfeito caos de uma cidade. Mas há um lugar, talvez o único, em que o trânsito existe e não é motivo de raiva, mas sim de riso. Lá no alto da unidade do Sesc de Passo Fundo, onde nem o ruído dos roncos dos motores nem das buzinas alucinadas chegam, acontece a exposição Trânsito Seguro, algo como um passeio tranquilo e silencioso pela mais desastrosa das invenções da humanidade.

Parte do projeto da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a mostra é composta por uma série de painéis que orientam, de forma leve e criativa, sobre as regras e as legislações que buscam um trânsito mais seguro. Mas não é só isso. Para não cair no erro de simplesmente repetir o que já tem sido dito há muito tempo - mas que custa tanto a entrar na cabeça da população - a exposição buscou no humor e no talento de inúmeros cartunistas brasileiros o seu grande trunfo. Assinados por artistas consagrados, entre eles Paulo Caruso, Ronaldo Cunha, Cláudio Marques, Santiago, Renato Canini, Leandro Doro, Kayser e Edgar Vasques, os desenhos e charges abordam o tema das mais variadas maneiras, cada qual com seu traço e sua inegável ironia.

Apresentada primeiramente durante a 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, a exposição Trânsito Seguro foi vista por centenas de pessoas e prestigiada por figuras como o deputado federal Beto Albuquerque e o ministro da Educação Fernando Haddad, ambos presentes na abertura do evento. Entre os assuntos abordados nas obras, estão a conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas, o cuidado com a velocidade, os acidentes na estrada, a importância da faixa de segurança e a poluição. A atividade integra o projeto Artes Visuais, por meio do Arte Sesc - cultura por toda parte, um dos principais pilares de atuação do Sesc no Rio Grande do Sul. Seu objetivo é fomentar a produção cultural no Estado e facilitar o acesso da comunidade aos bens culturais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3313 4318 ou no endereço eletrônico www.sesc-rs.com.br/artesesc.

Serviço
Trânsito Seguro - projeto da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro
Data: até 28 de março
Local: hall de exposições do Sesc, no 5º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Entrada gratuita

Gostou? Compartilhe