A arte de pensar bem

Com atividades lúdicas e descontraídas, escola Notre Dame Menino Jesus promove aula inaugural de filosofia para alunos da educação infantil e do ensino fundamental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

"Até pouco tempo, os adultos achavam que as crianças não podiam filosofar..." Um pensamento, no entanto, já superado, como evidenciou o filósofo Altair Fávero em um encontro animado - repleto de sorrisos, atenção, música e visitas especiais - com os alunos da Escola Menino Jesus Notre Dame. Fávero é um dos responsáveis pela pioneira implantação do estudo da filosofia na instituição de ensino, ainda em 1995. O ex-professor da escola, ao lado da irmã Maria Helena, apoiadora do projeto, na época diretora e hoje gestora pedagógica da Rede de Educação Notre Dame, promoveu uma verdadeira festa no colorido pátio da escola, povoado pelos alunos em uma tarde de celebração do pensar.

Sentados em semicírculo, com olhares curiosos e ouvidos atentos, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental recepcionaram os convidados, que evidenciaram a importância da filosofia e da sua prática, na aula inaugural da disciplina.
O momento lúdico e descontraído contou com a participação entusiasmada dos estudantes, que respondiam em uníssono ás perguntas dos convidados e cantavam e marcavam o ritmo da música com palmas compassadas, enquanto outra convidada especial, a Dona Coruja, deixava a sua casa na floresta para se integrar ao grupo.

Porém, ela não veio sozinha. Trouxe também dois presentes especiais em grandes caixas empacotadas. Com a ajuda dos estudantes, os pacotes foram abertos, revelando Emílio e Sofia: as mascotes filosóficas da Escola Menino Jesus Notre Dame. Os bonecos serão os companheiros filosóficos das crianças na descoberta de um mundo infinito e mágico: o do pensamento. Despedindo-se, de novo ao som de sua música cantada em coro, a Dona Coruja deixou como lembrança individual fitinhas amarelas para serem amarradas no pulso, nas quais pode-se ler: "A arte de pensar bem". Com o nó, elas se fixaram aos braços, lembrando a todos de quão valiosa e estimulante, como foi a aula inaugural, pode ser a filosofia.

Gostou? Compartilhe