Crianças no cinema, cinema no teatro

Projeto Cinema no Teatro apresenta hoje programação voltada ao público infanto-juvenil com o longa nacional Os Xeretas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Depois da abertura oficial da programação deste ano do projeto Cinema no Teatro na semana passada, com a exibição de curtas infantis para alunos e professores da escola Antonino Xavier, que teve também a presença da secretária de Educação Vera Vieira e do secretário de Desporto e Cultura César Azevedo dos Santos, nesta terça-feira o Teatro Múcio de Castro volta a receber alunos da rede municipal de ensino para uma nova sessão de cinema.

Desta vez, o filme a ser exibido é Os Xeretas, longa dirigido por Michael Ruman e estrelado pelos jovens atores brasileiros Fábio Lins, José Eduardo Gomes e José Luiz Batistella, que encarnam na tela os inseparáveis amigos Duda, Tato e Nick, conhecidos pela população local como os Xeretas. Em um dia eles encontram uma pequena menina com um símbolo tatuado no braço vagando perdida pela cidade. Com a ajuda da mística Alana, vivida por Ana Lúcia torre, eles descobrem que a garota é, na verdade, uma viajante dos portais do tempo e do espaço e que faz parte dos Aleph, um povo responsável pela segurança desses portais. A pequena precisa retornar ao seu mundo e para isso é necessário que tenha em mãos um medalhão, que é a chave dos portais, pois senão morrerá. Visto isso, os Xeretas resolvem ajudá-la, indo em busca dos ladrões que roubaram o medalhão de um museu em São Paulo.

Com exibição a partir das 14h, o filme faz parte de uma extensa programação que acontece no município desde 2007. De acordo com apontamentos presentes no relatório feito pela Secretaria de Desporto e Cultura sobre o projeto, Passo Fundo ficou em segundo lugar no país pela frequência com que realiza suas atividades. Parte de um grande programa promovido pelo Ministério da Cultura, o projeto foi contemplado recentemente com uma câmera de vídeo, que deve ser utilizada nas oficinas nos bairros da cidade para que jovens aprendam a produzir curtas, documentários e filmes de vários gêneros a partir de maio.

A novidade vai ao encontro de outro grande trunfo do Cinema no Teatro: o Festival Goio-En Vídeo, que há alguns anos oportuniza a novos cineastas a divulgação de suas criações.

Sessão de quinta
Além das atividades voltadas ao público infanto-juvenil, nas quintas-feiras o teatro abre-se também para os adultos. Nesta semana está programada a exibição de uma série de curtas que integram o programa Olhares Femininos, oferecido pela Programadora Brasil, parceira do projeto. Com início às 19h30, a atividade conta com os curtas Messalina, de Cristiane Oliveira; Estória alegre, de Cláudia Pucci; Desventuras de um dia ou a vida não é um comercial de margarina, de Adriana Meirelles; Cartão vermelho, de Laís Bodanzky; Três minutos, de Ana Luíza Azevedo, e Dalva, de Caroline Leone. Todas as sessões são gratuitas e abertas a toda comunidade.

Gostou? Compartilhe