Segundo ON
Não importa quanto tempo passe, nem tudo que de novo venha a surgir, toda criança brasileira sabe quem é Monteiro Lobato - ou, no mínimo, conhece a sua mais famosa criação. Presente no imaginário infantil por sucessivas gerações, o Sítio do Picapau Amarelo imortalizou-se por meio de personagens carismáticos, de personalidades bem definidas e opiniões fortes como seu próprio autor. Retratando o cotidiano de um pequeno sítio transformado em palco de constantes aventuras pela presença de seres mágicos como uma boneca de pano falante, suas histórias levaram preciosos ensinamentos não apenas a crianças, mas também a adultos que compreenderam na genialidade de Lobato uma grande lição de moral.
Nascido em 18 de abril de 1882, o autor paulista é considerado um dos maiores expoentes da literatura brasileira e ícone insuperável no que diz respeito à leitura infantil. Por isso, nesta sexta-feira, a praça Armando Sbeghen - conhecida como Largo da Literatura, vai realizar uma programação especial para o comemorar seu aniversário e rememorar o incrível legado que nos deixou. Entre as atividades, está programada a apresentação da biografia do escritor pelo professor Eládio Weschenfelder, da Universidade de Passo Fundo, a apresentação do 5º ano da escola Monteiro Lobato e a apresentação do 5º ano da escola Sesi, além de contação de histórias e apresentação da música do Sítio do Picapau Amarelo.
De acordo com a secretária de Educação, Vera Vieira, devem participar da festa cerca de cem jovens, além da comunidade que está convidada a prestigiar o evento. Durante a ação, a equipe do Mundo da Leitura também vai estar presente com caixas de microespetáculos, apresentações teatrais de pequena duração realizadas com bonecos.
Obra completa
Em 2008, ano em que se completaram 125 anos do nascimento de Monteiro Lobato, a Editora Globo anunciou uma grande conquista para todos os pequenos e grandes leitores do país. A empresa assinou contrato vitalício com os representantes da família do escritor para obtenção de licença e uso dos direitos autorais das obras.
Sem atualização há 40 anos, a coleção completa conta com 56 livros. Desses, 31 títulos são voltados ao público infanto-juvenil e 25 fazem parte da obra adulta. O processo de atualização das obras teve como guia a primeira edição das obras completas, organizada e revista pelo próprio Lobato entre 1946 e 1947. "Fizemos questão de manter a linguagem original. Optamos também por não incluir glossário, para estimular as crianças a pesquisar o significado das palavras no dicionário", afirma Lúcia Machado, diretora da Unidade de Negócios Infantis da Editora Globo.