Segundo ON
Angela Lago deixou Passo Fundo ontem, mas continua presente na memória daqueles que participaram dos debates do projeto Livro do Mês da Capital Nacional da Literatura. Mais que isso, permanece aqui graças à homenagem idealizada pela Universidade de Passo Fundo por meio de uma grande exposição no hall de entrada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Composta por dezenas de ilustrações de autoria da artista, a mostra organizada pela professora Maria Loch Sbeghen tem caráter itinerante, por isso deve passar por outras faculdades e espaços culturais nos próximos meses, levando a acadêmicos de diferentes cursos e a toda comunidade o trabalho de Angela.
Internacionalmente reconhecida por suas obras como tradutora e ilustradora, ela esteve em Passo Fundo durante três dias para as atividades em torno de Um livro de horas, para o qual selecionou e traduziu poemas da norte-americana Emily Dickinson. Na abertura da exposição, a coordenadora das Jornadas Literárias e professora do curso de Letras Tania Rösing ressaltou que a ação é uma forma de reconhecer a trajetória da artista. "Essa é uma homenagem a essa pessoa tão reconhecida no Brasil e no mundo. Uma forma de divulgar entre alunos que não são de Letras as obras dela", afirmou. Segundo a professora, Angela se destaca no Brasil e no mundo porque vem demonstrando a passagem da ilustração feita tradicionalmente para a ilustração feita em meios eletrônicos. "O livro de Emily Dickinson que ela traduz e organiza já é uma demonstração do uso da tecnologia naquilo que a consagrou primeiramente", acrescentou.
Biografia
Angela Anastácia Cardoso Lago nasceu em Belo Horizonte, em 1945. Morou na Venezuela e na Escócia. Escreve e ilustra livros para crianças. Expôs seus trabalhos em diversos países e tem livros publicados no Japão. Angela Lago é graduada em Serviço Social e trabalhou como assistente no Instituto Psicopedagógico atendendo crianças com problemas psiquiátricos. Ganhou prêmios na França, Espanha, Eslováquia, Japão; no Brasil, foi premiada com o Jabuti e com o ABC Doido. Angela é autora de diversas obras literárias, seja ilustrando, seja escrevendo. A ilustradora recebeu uma homenagem especial da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil durante o 6° Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens no Museu de Arte Moderna de São Paulo e outras homenagens internacionais na França, Espanha e Bienal de Bratislava. Em 2009, Angela Lago recebeu o Prêmio FNLIJ na categoria melhor ilustração por seu trabalho em Um livro de horas.
?EUR ilustre ilustradora
Aproveitando sua passagem pelo município, Universidade de Passo Fundo promove exposição em homenagem à internacionalmente famosa tradutora e ilustradora Angela Lago
· 1 min de leitura