Atenção, escritores

Inscrições para o prêmio Sesc de Literatura iniciam em 10 de maio

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

No ano passado, o prêmio Sesc de Literatura alcançou seu recorde de inscrições - 667 obras inscritas, o maior número desde a primeira edição em 2003 - e consagrou autores dos mais diversos estados, entre eles Minas Gerais, Rio de Janeiro, Acre, Santa Catarina e Pernambuco. Além de menções honrosas que alavancaram a carreira de alguns, o prêmio concedeu a dois jovens escritores a realização de um sonho: ver o próprio livro publicado por uma grande editora nacional. Assim como a mineira Gabriela Guimarães com o romance Prosa de papagaio ou o carioca Sérgio Tavares com o livro de contos Cavala, autores de todo país podem inscrever suas obras a partir do dia 10 de maio e concorrer a mais do que um prêmio, a um ponto de partida para uma gloriosa carreira literária.

Realizado anualmente, o prêmio oferecido pelo Sesc busca identificar e difundir textos inéditos com o propósito de apoiar autores iniciantes que, de um modo geral, encontram dificuldade em publicar o primeiro livro. Voltado primeiramente apenas à categoria de romance, a partir de sua terceira edição incluiu a categoria de contos, ampliando ainda mais a abrangência do concurso. Tendo como grande diferencial a iniciativa de editar, distribuir e divulgar a obra vencedora, promovendo-a nas diversas programações desenvolvidas pela instituição e inserindo o conteúdo no acervo de suas bibliotecas e espaços de leitura, o prêmio Sesc de Literatura vai além da premiação em dinheiro, realizando um trabalho realmente significativo de apoio à literatura brasileira contemporânea.

Sendo assim, as obras vencedoras são publicadas e distribuídas pela Record, parceria que garante não somente uma distribuição eficiente do livro, mas também que ele seja editado com um projeto gráfico de inequívoca qualidade. Tal como ocorre com outros autores do catálogo da editora, o autor recebe os direitos autorais. As obras inscritas são analisadas primeiramente em cinco subcomissões coordenadas pelo Departamento Nacional do Sesc e seus regionais, formadas por um especialista/crítico em literatura e um escritor de renome nacional. Em seguida as obras pré-selecionadas são encaminhadas à comissão final, que as analisa minuciosamente e define a obra vencedora e as menções honrosas. No Rio Grande do Sul, os interessados poderão entregar suas obras até o dia 30 de setembro, de forma gratuita, nas unidades operacionais do Sesc RS uu via correio para o Departamento Regional do Sesc RS, em Porto Alegre, Av. Alberto Bins, 665 - 5º andar.

Vencedores 2009
A graça, a leveza e o bom humor de um papagaio erudito e irônico foram os principais e criativos recursos narrativos de Gabriela Guimarães Gazzinelli, de Minas Gerais, para obter o prêmio Sesc de Literatura 2010 na categoria romance. A jovem de 28 anos, com formação em Letras e Filosofia, foi escolhida pela comissão final do concurso, com Prosa de papagaio, dentre 41 romances pré-selecionados pelas subcomissões julgadoras. A comissão final foi formada pelos escritores Ana Miranda e Luiz Ruffato: "O romance mantém o fio narrativo, apresentando uma trama linear, porém com liberdade temática, que se passa no seio de uma família construída dentro de características contemporâneas", afirmaram os jurados, no parecer que anuncia o vencedor.

A categoria contos teve como vencedor Sérgio Tavares, de Niterói, Rio de Janeiro. Abordando a imbricação entre loucura e sexo em quatro longos contos, o jornalista de 31 anos conseguiu superar os outros 55 concorrentes pré-selecionados na categoria. Delírios e obsessões causados real ou ilusoriamente pelo sexo povoam a coletânea Cavala.

Gostou? Compartilhe