Segundo ON
Uma das atividades culturais mais tradicionais da capital, Encontros com o Professor tem como característica apresentar ao público uma conversa interessante e produtiva entre o jornalista e grandes expoentes da cultura brasileira. Sendo assim, nada melhor para o compositor Rodrigo Nassif do que realizar a pré-estreia de seu segundo álbum na abertura de uma das edições do evento.
Marcado para o dia 13 de maio, no Studio Clio, a partir das 19h30, o show representa o primeiro passo para o início da divulgação do novo trabalho do músico passo-fundense, que conquistou reconhecimento pelo seu primeiro CD recentemente, com a vitória do prêmio Açorianos de Música 2009 na categoria de melhor intérprete instrumental, graças à dedicação em inovar o gênero mesclando influências regionais - como o chamamé, o tango-milonga e a valsa - a várias outras vertentes, entre elas o jazz e o flamenco.
Com formação de violão erudito e passagem pelo prestigiado Conservatório Luís Gianneo em Mar del Plata, província de Buenos Aires, Rodrigo Nassif destaca-se por conseguir dar as suas criações um forte apelo popular, característica que se confirma em seu MySpace, onde estão registradas mais de 40 mil audições. Inspirado não apenas nos grandes artistas da música latino-americana, como Astor Piazzolla, mas também em ícones da literatura como Gabriel García Márquez e Jorge Luis Borges, o instrumentista vem se destacando e preparando terreno para o novo trabalho.
O que são os Encontros
Encontros com o Professor tem o formato de um talk show, no qual Ruy Carlos Ostermann recebe a cada 15 dias um expoente da cultura brasileira para uma conversa informal com a participação do público. Com a larga experiência jornalística e de âncora de programas radiofônicos, Ruy Carlos Ostermann facilita a aproximação do público de temas e pessoas que normalmente circulam em espaços restritos e elitizados.
Com base no seu conhecimento e experiência, inicia um diálogo sobre tema cultural de domínio do entrevistado, favorece a participação do público com extrema informalidade, desmistificando temas eruditos e muitas vezes tidos como inacessíveis. Além da conversa, reveladora de aspectos não tão conhecidos da produção cultural nacional, o evento finaliza com apresentações musicais de grupos locais, caracterizados pela extrema qualidade do trabalho e pela pouca repercussão na mídia comercial do país.
Encontros com o Professor quer ser uma referência no movimento cultural brasileiro pela qualidade do conteúdo dos eventos realizados e pela valorização dos agentes culturais e de sua profissionalização.