Segundo ON
“É impossível compreender seu tempo para quem ignora todo o passado; ser uma pessoa contemporânea é também ter consciência das heranças, consentidas ou contestadas”. O que diz René Remond traduz o pensamento não apenas daqueles que apostaram no ensino da história há 40 anos atrás, mas também de todos aqueles que participaram dessa trajetória e ainda hoje colaboram para que o passado sirva como um guia para o futuro. Criado na década de 1960 em Passo Fundo, o curso de História da Universidade de Passo Fundo celebra nesta semana o seu aniversário por meio de uma criativa exposição no Museu Histórico Regional, com coquetel de abertura na noite de hoje, a partir das 19h30.
Com o objetivo de materializar a memória da trajetória do curso, refletindo a relevância e o significado do professor-historiador, da pesquisa-conhecimento histórico e da transposição didático-ensino, além da identidade coletiva no projeto de cidade no transcurso de 40 anos de sua existência, a exposição explora um acervo composto de documentos legais e docentes, fotografias, quadros, banners, obras raras e bibliografias especializadas, entre outros. Em sua trajetória o curso de História formou mais de 69 turmas de professores, publicou centenas de obras fruto de pesquisas, salvaguardou um número expressivo de documentos, de acervo e patrimônios histórico-culturais públicos e privados.
Esse processo pode ser pensado nas palavras de Braudel: “as civilizações têm seus pés no solo”. Seguindo essa afirmativa é importante destacar que desde o ano de 1960, o Curso de História desempenha um papel importante na construção de identidades da cidade, do regional e do nacional seus professores – pesquisadores e alunos são os artífices desta memória coletiva, e responsáveis não só pela criação deste passado, como pelo ensino, pelo projeto de cidade e pela vigilância dos usos e abusos que deste são feitos. Assim, o Museu Histórico Regional, com apoio cultural da Bolsa Construções e Incorporações, Guaracar Plus-FIAT, Fórum Mulher, CVI Refrigerantes e Jornal O Nacional, abrem à comunidade para visitação da exposição História e Memórias.
Serviço
Exposição História e Memórias
Data: com abertura hoje, às 19h30, fica aberta até o dia 27 de junho
Local: Museu Histórico Regional
Horário: Terça a sexta, das 9h às 18h, e fins de semana das 14h às 18h