Segundo ON
"A natureza nos oferece uma infinita capacidade de formas, cores e texturas que superam a criatividade humana. A arte humana, nesse caso, está em admitir essa superioridade e transformá-la em uma forma de comunicação que reflita sensibilidade e responsabilidade com o todo." Definindo assim o seu trabalho, a artista plástica Lindiara Paz busca no conceito da arte ecodesign uma forma de comunicação da experiência humana somada à capacidade de projetar novas soluções a partir de materiais reciclados, e é isso que apresenta na mostra Natureza em arte, atualmente em exposição na loja Zay Arquitetura Móveis e Ecodesign.
Ainda pouco conhecido pelo público, mas visionário no sentido de acompanhar as tendências mundiais de preocupação com o meio ambiente, o ecodesign é a capacidade de perceber, interpretar e projetar essas novas soluções contemplando os aspectos ecológicos em todos os estágios de desenvolvimento de um produto, colaborando para reduzir o impacto ambiental de seu ciclo de vida. "Isso significa reduzir a geração de lixo e economizar custos de disposição final, que é na verdade o grande desafio do século 21", explica a artista.
Já o conceito de arte ecodesign, criado por Lindiara, gira em torno da proposta de reaproveitamento de material que a natureza descarta, a partir de um processo de criação totalmente artístico. Para isso, a artista reúne elementos e matéria-prima da natureza, utilizando em especial cascas de árvores, cuja textura e cor são de impossível reprodução. "Isso torna sua beleza ainda maior", destaca ela. De acordo com a passo-fundense, o objetivo de seu trabalho e também da exposição é trazer esse conjunto de elementos extraídos da natureza para proporcionar beleza e harmonia, além de contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente e fazer assim o elo entre o ser humano e a natureza. Natureza em arte permanece em exposição durante os próximos dias, na rua Uruguai, 1.309, no bairro Vergueiro.