Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Planejamento, promoveu a 3ª reunião ordinária do Orçamento Cidadão Participativo (OCP) de 2010, com o objetivo de acompanhar a tramitação dos processos que efetivarão as prioridades eleitas nas assembléias realizadas no ano de 2009. Além disso, as lideranças comunitárias, que integram a comissão de acompanhamento, que foram escolhidas nas reuniões do ano passado, ficaram sabendo como funciona o ciclo orçamentário dessas questões.
O assessor técnico da Secretaria de Planejamento (Seplam), Israel Kujawa, destacou o envolvimento e a compreensão da comunidade no que se refere ao orçamento anual do município. Ele frisou ainda que a atual administração tem a convicção de que a participação popular deve ser incentivada e ampliada. “A comunidade se envolveu na hora de escolher as prioridades do OCP e agora está engajada na execução dessas prioridades”, disse.
Além da tarefa de acompanhar a tramitação das demandas eleitas pela comunidade, esses encontros oferecem aos participantes a oportunidade de se qualificar. Sobre o ciclo orçamentário, Israel salientou às lideranças a importância dessa questão, em função de existir um caminho entre a escolha e a execução das demandas.
No próximo encontro, no dia 13 de julho, serão discutidas as Dinâmicas de Participação Popular, em que serão avaliadas as metodologias empregadas nas definições e discussões do ano passado, para ser apontado qual a melhor forma para definir os investimentos de 2011. Já no dia 14 de setembro, o tema é Planejamento Urbano, e no dia 09 de novembro acontece uma prestação de contas de como andam as demandas.
A reunião desta semana aconteceu no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, e também contou com a presença do coordenador de Movimentos Populares da Prefeitura Municipal, Sidnei Ávila.
Fonte: Assessoria PMPF