Segundo ON
A partir de hoje, as estantes das livrarias passo-fundenses destinadas a biografias vão passar a contar com a presença de um dos maiores craques do futebol gaúcho: Bebeto, o artilheiro que ficou conhecido como Canhão da Serra e levou o nome de Passo Fundo a todos os cantos do país graças ao seu talento e sua precisão em campo. Grande goleador do Gaúcho, o ícone esportivo tem sua história contada pelo jornalista Lucas Scherer no livro Bebeto, o Canhão da Serra, com lançamento em Passo Fundo a partir das 19h30, na Livraria Nobel do Bella Città Shopping.
Natural de Soledade, o jogador iniciou sua carreira de sucesso ainda no 14 de Julho, mas foi no rival Gaúcho que ganhou reconhecimento estadual. Fez mais de duzentos gols atuando pelo clube e foi artilheiro do Gauchão da primeira divisão nos anos de 1973 e 1975, ambas com 13 gols. Apesar de ter passado por times como América, Toledo, Corinthians, Bahia, Juventus, Grêmio e Internacional, Bebeto vestiu a camisa do Caxias, sendo até hoje o segundo goleador da história do clube e um dos seus grandes motivos de orgulho. Famoso pela força de seus chutes, tornou-se ídolo dentro e fora dos gramados pela dedicação ao futebol durante 19 anos de carreira como atleta profissional e mais 18 anos atuando no Estado como treinador.
Contabilizando 395 gols por 11 clubes, Bebeto vira personagem principal no livro de Lucas Scherer, que apresenta histórias, curiosidades, números, fotos, fichas técnicas de todas as partidas que disputou pelo Campeonato Brasileiro e uma lista especial dos vinte jogos que marcaram a carreira do artilheiro. Entre os episódios protagonizados pelo jogador, está a vez em que, atuando pelo Internacional, fez três gols seguidos durante um treino, despertando a curiosidade do legendário goleiro colorado Manga. "Acho que esse cara comeu sabiá! Ele chuta a bola de qualquer jeito e quando a gente vê está lá dentro do gol", teria afirmado o jogador na ocasião. "O Bebeto foi um dos maiores artilheiros do Brasil. Ele era conhecido pelo chute forte, com ambas as pernas, embora fosse canhoto. Infelizmente não se firmou no Grêmio nem no Inter, e não quis ficar no Corinthians, o que certamente teria o levado à seleção brasileira", afirma o autor Lucas Scherer. O livro é publicado pela editora Passografic e tem valor de R$ 24.
Serviço
Lançamento do livro Bebeto, o Canhão da Serra
Data: quarta-feira, 19 de maio
Local: Livraria Nobel do Bella Città Shopping
Horário: 19h30