Bazzinga! Um dia para os nerds

Com origem na Espanha há quatro anos, o Dia do Orgulho Nerd espalhou-se pelo mundo e hoje é intensamente comemorado por fanáticos dos mais diversos gêneros

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Computadores, videogames, quadrinhos, mangás, livros e filmes de ficção científica, RPG, cardgames, fan fictions, otaku, Star Wars, Harry Potter, Senhor dos Anéis, física quântica, química, matemática, literatura, Tíbia, Zelda, Second Life, encontros de cosplay, óculos de grau, suéteres de lã, piadas internas, comportamento antissocial e uma leve arrogância (quase sempre disfarçada) pelo fato de acreditar saber mais do que todos a sua volta. Basta um desses elementos e você já pode se considerar parte de uma espécie que vem crescendo nos últimos anos e colocando em prática seu plano de dominar o mundo: eles são os nerds. Com diferentes denominações dependendo do país, também são conhecidos como CDFs no Brasil, geeks nos Estados Unidos e frikis na Espanha, onde inclusive surgiu a ideia do Dia do Orgulho Nerd. A data escolhida pelos espanhóis em 2006 foi 25 de maio por conta da première do primeiro filme da série Star Wars em 1977, coincidindo também com o Dia da Toalha, em homenagem ao escritor Douglas Adams, autor do também nerd O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Em seu primeiro ano, a excêntrica celebração reuniu um público de 300 pessoas em Madri, onde foi realizado um "pacman humano". No ano seguinte, a data ganhou mais destaque na mídia e contou com a ajuda de instituições oficiais, realizando até mesmo uma campanha intitulada Doação de Sangue Nerd. Como toda grande sacada estrangeira, a comemoração não demorou a ser incorporada pelos norte-americanos em 2008, passando a se chamar Geek Pride Day e ser conhecida no mundo todo, inclusive por aqui.

Apesar de parecer apenas uma brincadeira, a invenção da data é um reflexo da nova forma de encarar essa parcela da população que não acompanha a maioria dos gostos populares. Ganhando espaço e respeito por meio de famosos e bem-sucedidos exemplos como Bill Gates, Steve Jobs, Quentin Tarantino, Kevin Smith e muitos outros, os nerds têm tido seus objetos de adoração cada vez mais popularizados entre a grande massa - vide blockbusters como X-Men, Batman, Jornada nas Estrelas, Star Trek e assim por diante -, isso sem falar nos filmes baseados em videogames ou ainda séries de sucesso como a genial The Big Bang Theory, que explora de maneira impecável as mais diversas faces desse universo apresentando-o de forma tão atrativa a ponto de fazer um termo como "Bazzinga!" tornar-se popular.

Gostou? Compartilhe