Simbad no Sesc

Após elogiada estreia no Bella Città, espetáculo O livro do destino e outras histórias - contos de Simbad acontece no palco do Teatro do Sesc, na tarde deste sábado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Depois do sucesso da estreia no Bella Città Shopping Center na tarde desse domingo (6), agora o espetáculo O livro do destino e outras histórias - contos de Simbad monta sua misteriosa tenda no palco do Teatro do Sesc e leva a mais crianças as incríveis aventuras do mítico personagem. Com apresentação marcada para este sábado, a partir das 16h, a peça infantil de contação de histórias é idealizada pelo ator e produtor Beto Mayer, que, com a atriz e artista plástica Maria Elisabete Rodrigues e o ator Rafael Tobias, dá continuidade a um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2007, quando estrearam o espetáculo de manipulação de bonecos Um sonho de cada vez. Em 2009, ampliaram as possibilidades com a peça O livro do destino e outras histórias. Agora é a vez de Simbad encantar o público e simbolizar mais um passo na trajetória do projeto.

As origens de Simbad

Lendas, tradições e mitos dos mais intrigantes, todos reunidos em uma só narrativa pela engenhosa mente de Xerazade. Derivada do folclore indiano, persa e árabe, mas transformada em clássico pelo escritor francês Antoine Galland, As mil e uma noites representam um dos mais incríveis meios de mergulhar na cultura oriental e descobrir o que há por trás de tantos segredos milenares. Na obra, os infinitos contos tirados desse rico folclore estão costurados por uma trama principal: louco por haver sido traído por sua primeira esposa, o rei Xariar tem o terrível costume de desposar uma noiva diferente a cada noite, mandando-as matar na manhã seguinte. Encantadoramente esperta, a bela Xerazade escapa desse destino contando a ele histórias maravilhosas que jamais terminam, já que ao amanhecer ela interrompe um conto para continuá-lo apenas na noite seguinte. É assim que pelas mil e uma noites do título ela se mantém viva e fascinante a ponto de fazer o sanguinário rei se apaixonar.

É em uma dessas muitas noites que Xerazade dá origem a Simbad. Assim como Ali Babá e os quarenta ladrões ou Aladim e a lâmpada maravilhosa, o marujo acabou se destacando das páginas do clássico e ganhou vida própria, tornando-se um ícone também na cultura ocidental.

Marinheiro originário de Basra, o personagem viveu durante o califado abássida e, herói de incontáveis histórias, viajou pelos mares a leste da África e a sul da Ásia, onde se deparou com aventuras fantásticas em lugares mágicos, habitados por monstros e cercados de fenômenos sobrenaturais. Entre os contos mais famosos, estão Simbad e o olho do tigre, Os três irmãos e Simbad e a princesa, justamente os que serviram de base para O livro do destino e outras histórias - contos de Simbad.

Serviço
O livro do destino e outras histórias - contos de Simbad
Data: sábado, 12 de junho
Local: Teatro do Sesc
Horário: 16h

Gostou? Compartilhe