Passo Fundo, a Capital Nacional da Literatura recebe para o já tradicional projeto Livro do Mês, o autor Luís Dill. O livro “De carona, com nitro” será debatido nos dias 21 e 22 de junho com alunos e comunidade. A iniciativa é uma parceria entre Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura Municipal e Sesc/RS.
No dia 21 de junho, segunda-feira, às 19h30min o autor se reúne com acadêmicos e público em geral no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I da UPF. Já no dia 22, a partir das 9h, o autor debate sua obra com estudantes e professores da rede municipal de ensino, no Teatro do Sesc-RS. Ainda no dia 22, às 14h, será a vez de alunos e professores da rede estadual e comunidade em geral se encontrarem com o autor, também no Teatro do Sesc-RS.
A obra
“De carona, com nitro” é um história de ficção. A história narrada por Luís Dill traz personagens simples, jovens que frequentam a escola, divertem-se em festas, navegam na internet e fazem planos; pais que esperam a volta dos filhos, desejando-lhes o melhor e mais longo dos futuros. É uma história de várias vidas que se entrelaçam numa trama que as levará até a tragédia - mortes anunciadas ao longo do texto. Este livro tem como objetivo alertar o leitor. Não pretende julgar ou pregar moral. Quer provocar a reflexão, levando cada leitor - o jovem que sai para a balada e o pai que espera seu retorno - a pensar sobre alguns assuntos que por vezes negam.
O autor
Luís Dill nasceu em 4 de abril de 1965, em Porto Alegre. Formou-se em Jornalismo pela PUC-RS. Como jornalista já atuou em assessoria de imprensa, em jornal, em rádio, em televisão e na internet. Como escritor estreou em 1990. Além dos livros publicados tem participações em coletâneas. Também é colaborador de jornais e de revistas. Já foi finalista de diversos prêmios literários e vencedor do Açorianos na categoria contos pelo livro Tocata e Fuga (Bertrand Brasil) e na categoria juvenil com o livro De carona, com nitro (Artes e Ofícios).
Projeto Livro do Mês
O Livro do Mês é uma prática adotada desde 2006 com o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo, no início daquele ano, de Capital Nacional da Literatura, por meio da Lei Federal nº 11.264. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede de um dos maiores debates literários da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura.
Assessoria UPF