Segundo ON
Nem percebe, mas está a 100 km/h. Resmunga para carros e ônibus que parecem tentar retê-la na avenida, "anda, anda, anda". Fernanda não quer chegar atrasada. Combinou com as amigas no shopping. O filme começa às 16h20. Calcula: sempre passam uns 10 minutos de comerciais e trailers. Na verdade, o filme começa mesmo quase às quatro e meia. Apanha o celular e, um olho no trânsito, outro no telefone, resolve digitar uma mensagem. Compra ingresso p/ mim, tô chegando. À frente, sinal amarelo. Acelera. É nesse ritmo muito semelhante à vida real que Luís Dill conta a história de um grupo de jovens forçados a se deparar com o lado mais difícil da vida muito antes do que gostariam. Com uma escrita firme e impactante, o autor faz do livro De carona, com nitro um instrumento de alerta para o leitor, provocando a reflexão não apenas no jovem que sai para a balada, mas também no pai que espera o seu retorno.
Para falar de temas como os perigos no trânsito e o papel da literatura na conscientização dos jovens, Dill vem a Passo Fundo na próxima semana como autor do Livro do Mês de junho da Capital Nacional da Literatura. Parceria entre a Universidade de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal e o Sesc, a atividade inicia no dia 21 de junho, quando o autor se reúne com acadêmicos e público em geral no auditório do Centro de Educação em Tecnologia, no Campus I da UPF, a partir das 19h30. No dia seguinte, 22, a partir das 9h, Dill debate sua obra no Teatro do Sesc, com estudantes e professores da rede municipal de ensino. A partir das 14h, é a vez de alunos e estudantes da rede estadual e comunidade em geral se encontrarem com o autor, também no Teatro do Sesc.
Vida e obra
Nascido em Porto Alegre, em 1965, Luís Dill se formou em Jornalismo na PUCRS, e atuou como jornalista nos campos da assessoria de imprensa, do jornal impresso, rádio, televisão e internet. Como escritor, estreou em 1990, e desde então tem inúmeros livros publicados e participações em uma série de coletâneas. Além de colaborar em vários jornais e revistas, recentemente o autor figurou entre os finalistas em diversos prêmios literários e foi vencedor do Açorianos na categoria contos pelo livro Tocata e fuga, e na categoria juvenil com o livro De carona, com nitro, livro que vem apresentar em Passo Fundo na semana que vem. Na obra ficcional, ele narra a vida de personagens simples, jovens que frequentam a escola, divertem-se em festas, navegam na internet e fazem planos, e também seus pais, que esperam o seu retorno sempre desejando o melhor e mais longo dos futuros. Se trata da história de várias vidas que se entrelaçam numa trama que as levará, infelizmente, até a tragédia, mostrando que a vida é frágil e precisa de cuidado.