Segundo ON
Vinte e cinco anos inteiramente dedicados à música brasileira: essa é a história do Quarteto de Brasília. Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes na divulgação de compositores nacionais ao redor do mundo, já que leva seu talento não apenas a diversos estados, mas também a países das Américas, Europa e Ásia. Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação. Mais que isso, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, dois dos maiores compositores do país por seu importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea nacional a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, ainda nos anos 1930.
E é justamente o rico trabalho do Quarteto de Brasília que o projeto Sesc Sonora Brasil apresenta em Passo Fundo em sua próxima edição. Programa temático que tem o objetivo de desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, o Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. A iniciativa promove apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Assim, o Sonora Brasil se consolida como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010, apresenta 340 concertos, em sua maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc com vistas à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.
Atração passo-fundense do dia 10 de julho, o Quarteto de Brasília é formado por Ludmila Vinecka, Cláudio Cohen, Glêsse Collet e Guerra Vicente, músicos de alto gabarito e respeitabilidade no cenário erudito nacional. Sua discografia inclui oito títulos, com obras de Villa-Lobos, Ravel, Dvoràk, Carlos Gomes, Guerra-Peixe, Clássicos da MPB, Henrique Oswald, Luis de Freitas Branco, Arthur Bliss e Glinka. Entre os grandes momentos de sua trajetória, a participação nos principais festivais de música do Brasil, entre eles o Curso Internacional de Verão de Brasília, Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora, Festival de Londrina, Virtuose em Recife, Festival de Música de Câmara de Curitiba, Music Mountain Festival USA, entre outros.
Serviço
Projeto Sesc Sonora Brasil apresenta Quarteto de Brasília
Data: 10 de julho
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo
Horário: 20h
Entrada franca