Segundo ON
"Eu transformei o Bope em uma máquina de guerra. Para certas pessoas, a guerra é a cura, a guerra funciona como válvula de escape. E eu sempre fui assim, parceiro." Indiscutivelmente um dos maiores sucessos do cinema nacional - com ou sem pirataria - Tropa de elite promete voltar a fazer polêmica neste ano, com a estreia de sua tão aguardada e indecifrável sequência. Afinal, se uma série de questões morais sem resposta foram levantadas pela primeira produção, a sua continuação virá para responder ou confundir ainda mais? Pelo que mostram as primeiras imagens divulgadas nesta semana pela equipe de Tropa de elite 2, agora o foco é outro. E como diz a própria sinopse: "Tropa de elite 2, agora é pessoal."
Isso porque 13 anos se passaram e o famoso Capitão Nascimento agora possui uma família a zelar. "Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando seu universo pessoal e o profissional se encontram, o resultado é explosivo." O grande desafio do filme, explica o diretor, é mostrar uma transformação no personagem.
"No 'Tropa 1', ele não tinha um arco dramático, pois começava e terminava do mesmo jeito. No segundo, o desafio é realizar essa mudança", explica José Padilha, que afirma ter se baseado em pesquisas com policiais da vida real para escrever o roteiro da sequência. O diretor revelou que na nova trama o protagonista enfrenta problemas com seu filho, agora um adolescente, que será interpretado pelo estreante Pedro Van Held. "Ele agora tem uma família. Como um policial explica para seu filho o que faz no trabalho? É essa reflexão que queremos levantar", afirmou.
Wagner Moura, responsável por levar o polêmico personagem às telas, explica os motivos. "O Nascimento passa por um processo de amadurecimento, que tem a ver com o conceito de consciência e com a idade dele." No elenco, além de Moura e Held, vão participar do filme Irandhir Santos, Seu Jorge, Tainá Müller e Emilio Orciollo Neto. Tropa de Elite 2 deve chegar aos cinemas no mês de outubro.