Santoro, Guerra-Peixe & o quarteto

Projeto Sesc Sonora Brasil traz a Passo Fundo o Quarteto de Brasília, mundialmente reconhecido como um dos divulgadores da música brasileira mais importantes da atualidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo ON

Neste sábado, dois dos maiores compositores da história da música brasileira serão homenageados em Passo Fundo, graças ao projeto Sesc Sonora Brasil: são eles Claudio Santoro e Guerra-Peixe, alunos do compositor alemão Hans-Joachim Koellreutter e grandes responsáveis por disseminar no país os fundamentos da música dodecafônica. Em grande show no Teatro do Sesc, o Quarteto de Brasília traz em seu repertório obras como Quinteto de sopros, Trio número dois e Melopeia número um, na elogiada interpretação dos músicos Cláudio Alano Cohen Bezerras, Glessê Maria Collet de Araújo Lima, Antonio de Pádua Guerra Vicente e Ludmila Vinecka. A apresentação inicia às 20h e tem entrada gratuita.

O quarteto
Vinte e cinco anos inteiramente dedicados à música brasileira: essa é a história do Quarteto de Brasília. Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes na divulgação de compositores nacionais ao redor do mundo, já que leva seu talento não apenas a diversos estados mas também a países das Américas, Europa e Ásia. Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação. Mais que isso, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, dois dos maiores compositores do país por seu importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea nacional a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, ainda nos anos 1930.
E é justamente o rico trabalho do Quarteto de Brasília que o projeto Sesc Sonora Brasil apresenta em Passo Fundo em sua próxima edição. Programa temático que tem o objetivo de desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, o Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. A iniciativa promove apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Assim, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010, apresenta 340 concertos, em sua maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc com vistas à formação de plateia.

Serviço
Sesc Sonora Brasil apresenta Quarteto de Brasília
Data: sábado, 10 de julho
Local: Teatro do Sesc
Horário: 20h
Entrada franca

Gostou? Compartilhe